ncplanetaterra.blogspot.com

28 de Março de 2008
ncplanetaterra.blogspot.com.br

A TERRA

A terra é um magneto enorme, gigantesco aparelho cósmico em que fazemos, a nossa viagem evolutiva. Comboio imenso, a deslocar-se sobre si mesmo em vários eixos de rotações e girando principalmente em volta do sol. Nesse comboio podemos colocar as várias classes sociais que o habitam como imensos vagões a desfilar em processos sucessivos de encarnações. Mais de vinte bilhões de almas conscientes, que por ele transitaram e que agora estão desencarnadas e bilhões de inteligências que são aproveitadas atualmente nos múltiplos serviços do progresso planetário, convivendo no domicílio terrestre, em faixas variadas de evolução. No imenso educandário, há tarefas múltiplas e urgentes a serem feitas em prol de melhorias de vida e sustentabilidade do planeta. Isso é para todos os que aprendem que a vida é movimento, progresso e principalmente ascensão espiritual. A Terra, nossa casa é oficina laboriosa, em plena paisagem cósmica que espera sempre por nós, a fim de convertemo-la em glorioso paraíso. Para a maioria dos seres humanos, necessitados de experiência nova e ampla aprendizagem espiritual, a reencarnação nesse Planeta não é somente uma imposição da Lei Natural, mas também um prêmio divino pelo desejo de aprendizagem e progresso. Cada povo no passado e no presente do comboio terreno constitui uma seção preparatória da humanidade em prol de grandes ascensões, a frente do porvir.

VIDA EM FAMÍLIA

Sob o ponto vista espiritual, se a terra é o grande laboratório, onde o espírito apara as arestas e se prepara para habitar o mundo espiritual, onde a fraternidade é o sentimento que determina o relacionamento entre os espíritos, a família poderíamos dizer é setor primordial desse laboratório. A Família é extremamente importante para que ocorra a troca de afetos e do equilíbrio emocional entre as pessoas.

30 agosto 2008

SENSAÇÃO DE VIDA... Sensação de que é feliz.

Você já teve a sensação de que é feliz.

Ou você já teve a sensação...

...de que em algum momento já foi feliz.

Não importa o momento.

Se você observar bem, você é feliz.

A felicidade se manifesta dentro de nós e;

Espelha nas coisas que possuímos.

Tem uma família? Uma esposa maravilhosa!

Provavelmente não ficará sozinho quando envelhecer.

Claro, que depende do quanto de amor você dispensa.

Tem filhos perfeitos!

Tem casa!

Tem carro!

Mas se você não tem nada disso!

Você ainda é feliz.

Pois é amado por Deus.

E em vários momentos

ELE estará ao seu lado

Mas tudo depende.

Do tempo que se dedicou

Ao cumprimento da lei.

O quanto se dedicou em colocar

Um pouco de vida na sua vida

Muitas pessoas estariam se perguntando.

Se Existe vida em sua vida.

Mas o que seria Vida.

Traduz-se na exuberância de satisfação.

Não efêmera.

Espiritual.

Ou quem sabe se pode traduzir em satisfação de dever cumprido.

Mas como saber se está a cumprir alguma obrigação.

O processo esquecimento que Deus nos abençoa;

Quando nos coloca no mundo novamente em um processo de reencarne;

Não nos possibilita a lembrança de algum dever a cumprir.

A consciência às vezes nos cobra um comportamento obsessivo no bem.

Avisa-nos sempre que por esse caminho não devemos trilhar

Ou nos adverte que tem alguma coisa fora do normal.

Talvez esse sinal de alerta.

Seja que não estamos a cumprir a nossa obrigação espiritual.

O nosso compromisso cósmico.

Imaginando que cósmico seja o compromisso com o Divino.

Com as leis naturais.

Mas e daí.

O que tem o compromisso divino com o fato de termos vida em nossa vida.

A felicidade de se viver tem sempre a ver com a satisfação do dever...

Da quitação das dívidas.

Da viagem cósmica do nosso ser.

Do aprendizado.

Da experiência

Do progresso.

No Planeta Terra.

Do Espírito imortal.

29 agosto 2008

A Árvore do desejo

No conceito Indiano de paraíso existem árvores do desejo.

Simplesmente bastava formular um desejo, qualquer coisa e alcançava seu pedido. Não havia intervalo entre o pedido e o atendimento. Toda a realização se processava de maneira imediata.

Certa vez um homem estava a viajar e por acidente entrou no paraíso. O homem encontrava-se cansado e adormeceu sob uma árvore do desejo. Quando despertou estava com muita fome, e expressou seu desejo: "Estou morto de fome, desejaria conseguir alguma comida."
Imediatamente sua ordem foi obedecida; a comida vinda do nada, simplesmente uma deliciosa comida flutuava no ar ao seu alcance.
Ele faminto como estava não se preocupou de onde veio a comida, simplesmente começou a degustar tão deliciosa oferta. Quando satisfeito estava, outro pensamento lhe ocorreu:"Se eu pudesse ter agora um pouco de vinho para beber..." E como mágica imediatamente apareceu um vinho de excelente sabor.
Relaxadamente bebericava agora o vinho, na brisa fresca emanado das árvores, sob a sua sombra, quando começou a pensar do porque dos fatos.
"O que será que aconteceu? Estarei sonhando ou existem espíritos ao meu redor que estão fazendo brincadeiras comigo?
E o seu desejo foi satisfeito: espíritos apareceram.
E ele pensou será que são maus?
E eles eram ferozes, horríveis e nauseantes.
E o homem começou a tremer e um pensamento lhe passou a ocupar a mente: "será que irão me assassinar."
E ele foi assassinado.

A mente é uma árvore do desejo

O que você pensa o universo conspira para atendê-lo; mais cedo ou mais tarde se realiza. Às vezes o intervalo entre o pedido e o atendimento é grande que você se esquece completamente do desejo que formulou. Então não faz a ligação com a fonte. Mas se você olhar profundamente sua vida perceberá que todos os seus pensamentos estão criando sua vida. Nossos pensamentos cria nosso inferno ou cria nosso paraíso. Cria nossa alegria ou nossa tristeza. Cria o negativo e o positivo. A mente esta sempre fiando ou tecendo o mundo mágico ao nosso redor. E os pensamentos são apanhados nessa rede de fios tênues. Cuidado, pois, com os próprios pensamentos quando formularem seus desejos, invariavelmente serás atendido e podem não ser o que realmente desejas. "A mente está sempre forjando a coisa que esta sendo percebida". Veja que ninguém força a ninguém a pensar e desejar, não ser nós mesmos. E uma vez que isso seja compreendido, mudanças podem se fazer na nossa vida e criar novos paradigmas. Então pode se dar a volta por cima, mudar a sintonia vibratória do pensar e mudar o inferno em paraíso; é simplesmente uma questão de pintá-lo mentalmente a partir de um ângulo diferente. A responsabilidade é toda de cada um de nós; "SER OU NÃO SER FELIZ."
Basta para isso mentalizar: "Ser e não somente ter
."

Autor desconhecido.

"Tudo que somos são o resultado daquilo em que pensamos.” – Buddha


Riqueza e Felicidade

Há ricos de dinheiro, tão ricos de usura, que se fazem mais pobres que os pedintes da via pública que, muitas vezes não dispõem sequer de um pão.
Há ricos de conhecimento, tão ricos de orgulho, que se fazem mais pobres que os pobres ainda insulados nas trevas da inteligência.
Há ricos de tempo, tão ricos de preguiça, que se fazem mais pobres que os pobres escravizados às tarefas de sacrifício.
Há ricos de possibilidades, tão ricos de egoísmo, que se fazem mais pobres que os pobres irmãos em amargas lutas expiatórias, que de tudo carecem para ajudar.
Há ricos de afeto, tão ricos de ciúme, que se fazem mais pobre que os pobres companheiros em prova rude, quando relegados à solidão.
Lembra-te, pois, de que todos somos ricos de alguma coisa ante o Suprimento Divino da Divina Bondade, e, usando os talentos que a vida te confia na missão de fazer mais felizes aqueles que te rodeiam, chegará o momento em que te surpreenderás mais rico que todos os ricos da Terra, porquanto entesourarás no próprio coração a eterna felicidade que verte do amor de Deus.
Emmanuel.
Livro: O Espírito de Verdade - FEB.
Francisco Cândido Xavier.


24 agosto 2008

Perdão

Nunca se cansem de perdoar um ao outro.

A antiga regra continua valendo: “Setenta vezes Sete”.

Jesus era um filósofo; e tinha muita compreensão da humanidade.

Sabia que depois 490 vezes, ou seja, aproximadamente Um ano e Quatro meses de perdão, as pessoas que assim procedesse aprenderiam pela constância a perdoar.

O perdão sairia espontâneo, sem a força da vontade.


Cartões de crédito

Um dos motivos que mais criam polêmica entre os cônjuges são as dívidas produzidas pelo cartão de crédito.

Cuidado então com o seu cartão e as contas a prazo.

O dia do vencimento parece que vem de avião e o do salário, de bicicleta.

21 agosto 2008

Consciência e sofrimento humano – Parte II

As alterações e transformações produzem sofrimentos, pela necessidade de ajustamento, pelo esforço da adaptação, e os altibaixos da emoção que tende a reagira às mudanças que operam na conduta. Encontrado o sofrimento, o ser humano tem o dever de identificar as suas causas, que procedem dos atos degenerativos próximos ou remotos, referentes às suas reencarnações. Além daqueles de atividades cármicas o ser humano ainda tem os sofrimentos derivados das emoções desequilibradas que nascem do egoísmo, do apego, da imaturidade psicológica. Dentre outros, apresentam-se em plano de destaque, o medo, o ciúme, a ira, que explodem facilmente engendrando sofrimento.
Mas chega o momento na vida de se acabar com o sofrimento, qual ocorre com as enfermidades, que devem ser tratadas com carinho, porém com disciplina. De uma maneira deve se ir as causas do sofrimento, a fim de fazê-las parar e do outro evitar os fatores desencadeantes de novos sofrimentos. Conhecendo-se as origens se torna mais fácil tomar a terapia que aplicadas de maneira conveniente resulta em favorável clima de saúde e de bem-estar. A terapia para o término do sofrimento é feita passo a passo e dia a dia do ser que encontra ciente da sua necessidade de paz.
Impõe-lhe o trabalho de condicionar a mente à necessidade da harmonia, recorrendo a meditações e torno das finalidades altruísticas da vida, disciplinando a vontade, exercendo a tranqüilidade diante dos acontecimentos da vida que não podem ser evitados, das tragédias das quais pode retirar experiências para o comportamento e a auto-realização.
O processo de cessação do sofrimento ocorre normalmente pelo próprio sofrer que propicia a satisfação de se estar libertando do próprio carma.
O sofrimento realmente faz parte do mecanismo da evolução na Terra. Nos reinos vegetais e animais ele se encontra na embrionária percepção das plantas que sofrem as agressões e hostilidades do meio, as contaminações e processos degenerativos. Entre os animais, desde os menos expressivos até os mais avançados biologicamente, o sofrimento se manifesta na sensibilidade nervosa, como forma de produzir novos e mais perfeitos biótipos, em constante adaptação e harmonia da forma do psiquismo latente neles.
A superação do sofrimento é, sem dúvida, o grave desafio da existência humana, que a todos cumpre conseguir. O sofrimento em si, é fonte motivadora para as lutas de crescimento emocional e amadurecimento da personalidade.
Há em todos os seres a presença do amor. O amor é o antídoto mais eficaz contra o sofrimento, contra quaisquer males. Age nas causas e altera as manifestações, mudando a estrutura psicológica dos conteúdos negativos quando esses se exteriorizam. O amor instaura a paz e irradia confiança, promove a não violência e estabelece a fraternidade que une e solidariza os seres humanos. É o mais poderoso vínculo com a Causa Geradora da Vida. É o motor que conduz a ação bondosa, desdobrando o sentimento de generosidade, ao mesmo tempo estimulando à paciência.
O amor é o rio onde se afogam os sofrimentos, pela impossibilidade de sobrenadarem nas fortes correntezas dos seus impulsos maléficos. Sem ele a vida perderia o sentido, a significação. Puro, ao lado da sabedoria expressa a mais relevante conquista do ser humano.

O homem integral
Divaldo Pereira Franco
Joana de Angelis

20 agosto 2008

Faça o melhor

Faça o melhor que puder e faça-o de acordo com seu padrão interior (consciência) não para o conhecimento de seus atos pela sociedade.

“Fazer o melhor” é apenas uma frase de poucas palavras, mas significa que, em todas as ocasiões de nossa vida diária, precisamos manter nossa mente sob controle, para mais tarde não nos arrependermos de nossos erros, mesmo que os outros nada saibam a respeito.

Agindo assim, estaremos fazendo o melhor.


Dalai Lama

Palavras de Sabedoria, 38

Segundo a estória do Sábio e o Pássaro

- Meu filho, o destino deste pássaro está em suas mãos.


Segundo a estória do Sábio e o Pássaro demonstra-se que muitas vezes o destino de outras pessoas está em nossas mãos.

Assim como mostra a maledicência do ser humano.

Dependendo do nosso parecer a divida pode ser sanada ou se criar nova divida. Podemos ser sábios e derrocarmos os ardis da desonestidade.

A vida constitue dádiva divina, mas a qualidade de vida será sempre fruto de nossas ações.

O processo de causa e efeito, proporciona o que é dado a cada um.

Quanto ao amor e a caridade, distribuamos de igual maneira.

A vida é, pois para se influenciar, não para esmagar.

Ambições, usuras, agressividade, desonestidade, mentiras, crimes e vícios os mais variados são defeitos do caráter.

Omissão silenciosa.

Caridade é a filha do Amor.

O amor ao próximo é a primeira expressão da caridade.

Por fraqueza ou indiferença dos bons, os “maus” são intrigantes.

Os bons são tímidos.

A maledicência está em todos os seres humanos.

O destino do pássaro...

É a nossa própria decisão...

No bem ou no mal.

Livre arbítrio.

19 agosto 2008

Consciência e sofrimento humano – Parte I

O ser humano deve adquirir o conhecimento para elevar-se do ser bruto e tornar-se o ser detentor da consciência. Não lhe bastará conhecer, mas também, viver a experiência de ser o objeto conhecido. Não somente conhecer o exterior, as experiências da vida, o de fora para dentro; mas vivenciar o que é conhecido e coloca-lo de dentro para fora, incorporando-o a sua realidade. O ego adquire desse modo a consciência autêntica, no momento em que é sujeito que conhece o objeto conhecido.

A vida saudável é a que decorre da liberdade consciente, capaz de enfrentar os obstáculos e dificuldades que se apresentem no relacionamento dos seres humanos e na própria individualidade. Esta é a meta que a consciência almeja.

Tomado à consciência inicia-se o sofrimento.

Para o budismo a vida é como uma forma de depuração. Uma forma de sofrimento cuja finalidade é se libertar dele. Depuramento espiritual. A vida é constituída de misérias que geram o sofrimento; por sua vez, o sofrimento é causado pelos desejos insatisfeitos ou pelas emoções perturbadoras e o sofrimento deixará de existir se forem eliminados os desejos, sendo necessário para isso uma conduta moderada, sem excesso de qualquer parte, sendo necessário à entrega a meditação em torno das aspirações elevadas do ser.

O ensinamento fundamental está ligado à lei do carma, graças a qual o ser humano é o construtor de sua desdita ou felicidade, mediante o comportamento adotado no período da sua existência corporal. Em uma etapa, a aprendizagem equipa-o para a próxima etapa, sendo que o conjunto das experiências e as ações positivas anulam aquelas que lhe constituem débito proporcionador de sofrimentos.

O sofrimento é como uma enfermidade que necessita de tratamento apropriado a fim de lograr o bem estar e o equilíbrio fisiopsíquico.

O sofrimento pode decorrer do desgosto orgânico ou mental que é um processo degenerativo do instrumento material humano. As doenças aparecem normalmente naqueles que estão incursos nos débitos perante a justiça Divina. Sofrem-na mediante as transmissões danosas do código genético, ou por contaminação posterior, escassez alimentar, traumatismos físicos e psicológicos num emaranhado de causas, decorrentes dos compromissos negativos assumidos do passado mais remoto.

O sofrimento resulta da transitoriedade da própria vida física e da fragilidade de todos os bens que proporcionam prazer momentâneo, convertendo-se em razão da preocupação mental, arrependimento, e da amargura proporcionada. A busca do prazer é inato no ser humano instintivo, e o ser se aferra na condição de meta prioritária ao seu bem viver. Mera ilusão. Pois usufrui de satisfação momentânea e, por posterior insatisfação psicológica, o que às vezes se prolonga por indefinidamente. A satisfação do prazer transitório na grande maioria se prolonga por períodos e se saturam muitas vezes pelo objetivo alcançado. Enquanto o sofrimento pode durar por eternidade não previsível.


O homem integral

Divaldo Pereira Franco - Joana de Angelis

Dicas e reflexões!

Para o casal que busca amor e harmonia.


O fato do outro ter mudado após o casamento não serve de desculpa para você não suportá-lo.

Ou existe esta cláusula na sua certidão de casamento?

Quando você não se incomodar por seu cônjuge estar profundamente chateado, saiba que o seu casamento está muito mal.


Sublime palavra

Caridade! Sublime palavra que sintetiza todas as virtudes. És tu que hás de conduzir os povos à felicidade.

Adolfo de Argel. - ESE – cap. XIII, item 11.


E nós que avançamos na busca do Eterno pelos caminhos do mundo, praticamos a caridade?


Em uma sociedade complexa como a nossa em que vivemos as chances são infinitas para a realização da caridade. Pois, não só de pão, roupas, alimentos e dinheiro são as necessidades humanas.

A caridade da boa palavra – eficaz na hora da aflição;

A caridade do silêncio – eficaz na hora do tumulto, da meditação;

A caridade da esperança – para que não se veja somente caos e desalentos na própria estrada;

A caridade do dizer Não – A quem esta prestes a se enveredar pelos lodaçais das alucinações viciosas;

A caridade da cooperação – que permite aos irmãos contarem conosco em tempos de abandono e indiferenças.

A caridade do livro espiritualista - para quem procura caminhos novos, livres dos absurdos intelectuais dos tempos modernos.

Para, pensa, prossiga.

Inicia mesmo com esforço a prática da caridade, porque é por meio dela que o mundo encontrará à felicidade.

16 agosto 2008

Valor de um Sorriso

Não custa nada e rende muito.

Enriquece quem o recebe, sem empobrecer que o dá.

Dura somente um instante, mas seus efeitos perduram para sempre.

Ninguém é tão rico que dele não precise.

Ninguém é tão pobre que o não possa dar a todos.

Leva a felicidade a todos e a toda parte.

É o símbolo da amizade, da boa vontade.

É alento para os desanimados; repouso para os cansados; raio de sol para os tristes; ressurreição para os desesperados.

Não se compra e nem se empresta.

Nenhuma moeda do mundo pode pagar o seu valor.

Não há ninguém que precise tanto de um sorriso como aquele que não sabe mais sorrir.


Autor desconhecido.

Mensagens de Saúde Espiritual – pág. 80

A paciência...

É o modo de se encontrar a paz de espírito.

As coisas não são tão simples como parecem às vezes se complicam e temos que esperar por dias melhores. Paciência é tudo que temos para se viver no planeta. As guerras são motivos de falta de paciência. A paciência em si já é meio de se alcançar à paz. Paciência não é um mero detalhe, que se encontra espalhado em todos os lugares, a cada dia se conquista um pouco, é através da lide diária se pode ter ou não a paciência necessária à conquista da reforma interior.

Procure sempre o controle da situação. Harmonia interior mesmo que o externo esteja em tempestade de raios e trovões. A previdência nos ensina que ao se calar não destilamos veneno. Não magoamos e não prejudicamos pela palavra. A mansidão é um oásis no meio do deserto da incompreensão. Se não se contiver procure colocar água na boca o que lhe impedirá de blasfêmia contra o próximo. Não agrida a ninguém com palavras ou atos. Seja a esposa, filhos ou adversários. Ainda assim não se contendo saia de perto, antes ser chamado de covarde do que de assassino.


Por um momento...

Por um momento, paramos e deixamos o pensamento fluir em como seria voltar a Terra se por acaso o pudéssemos fazê-lo, após a morte, em outro corpo. Será que iríamos repetir o mesmo caminho com as mesmas decisões tomadas anteriormente. Teríamos os mesmos gostos e as mesmas paixões. Os mesmos amigos e os mesmos inimigos. Iríamos desejar as mesmas coisas materiais. Ou quem sabe iríamos reparar algumas coisas que ficaram com arestas da imperfeição. Iríamos pedir perdão aqueles que magoamos ou mesmo que indiferentemente tratamos. Iríamos amar aqueles que nosso inimigo foi. Parece que as coisas não são bem assim, mas uma coisa é certa, teríamos muitas contas para quitar. Mesmo que o pagamento fosse feito às prestações, provavelmente teríamos que fazer o pagamento. O pagamento é compromisso com a lei. Nesse caso divina. Se vamos para a prisão terrena por não quitarmos nossas dividas materiais, por que não iríamos prestar contas no plano espiritual.
Provavelmente a oportunidade existe para todos nos, mas as decisões às vezes não são fáceis de serem tomadas, principalmente porque somos maus alunos. Voltamos a Terra, a escola da educação espiritual e queremos confabular as aulas ou direcionar a nossa vontade, pelo livre arbítrio, as questões que nos interessa, e quase sempre, são as de cunho materiais. De maneira mais confortável ao bem viver, aparentemente da forma melhor que nos convém: a do mundo das formas, a que se pode pegar, concreta, nunca a abstrata, fluídica, a espiritual, a divina, já que não a podemos ver e muitas vezes senti-la.
Imaginemos que hoje é o dia da ida para o outro plano para qualquer um de nós, terrenos. Ao adentrarmos ao plano espiritual, somos chamados a confabular com os entes de luz que lá convivem. Estes nos propõem a oportunidade da volta e pedem que possamos escolher qual a cruz que iremos carregar na terra novamente. A cruz para o quitar das dividas anteriores. Aquela que nos irá redimir dos descuidos praticados. Assustamos com a possibilidade de uma nova oportunidade no plano Terra.
Surpresos tomamos a decisão de adentrar as salas de escolha da cruz. Existem cruzes de todos os tamanhos e aspecto possíveis, de todos os materiais: ferro, bronze, aço, madeira, etc. Pesquisamos o que queremos carregar: uma de madeira, mas de tamanho descomunal, uma de aço de tamanho menor, uma de ferro de tamanho médio. Indecisos ficamos. Mas como gostamos de coisas fáceis escolhemos uma de madeira de tamanho pequeno. Reclamamos que na oportunidade de vida anterior carregamos uma cruz muito grande e pesada, talvez por esse motivo tenhamos falhado tanto. Os instrutores do plano espiritual nos olham penalizados e nos estimulam a escolha certa. Feita a escolha temos a surpresa de termos escolhido a mesma cruz da vida anterior. Os amigos espirituais nos informam que não podemos trazer tal cruz novamente ao plano das formas, que teremos que escolher outra.
Assim é a vida. Temos sempre escolhas a fazer. Às vezes reclamamos das dificuldades da cruz que carregamos. Do esforço do transporte. Tomamos o caminho errado nas escolhas e reclamos depois em outras oportunidades dos Céus de retornarmos com uma cruz mais pesada e muito mais desconfortável.
Agradece, pois, as oportunidades que Deus nos abençoa e procure aprender mais como um bom aluno para evitar ter de repetir as séries. De ter que carregar uma cruz mais pesada.
Aprenda que a Terra é o educandário onde temos que nos livrar da imperfeição para adentrar uma morada melhor. Para vivermos uma vida em planetas mais adiantados das infinitas moradas do Pai. O que nós terrenos chamamos de CÉU ou o Paraíso. Aquele paraíso que um dia perdemos. E que está difícil de ser encontrado novamente. Agradeça, pois a oportunidade de reencarnarmos no plano terra, a procura de reprogramação dos instintos e paixões a vista de mundos mais adiantados.

13 agosto 2008

Parentesco Corporal e Parentesco Espiritual

O nascimento do Ser Espiritual no corpo físico não determina que esse seja ligado por laços de afinidade espiritual aos componentes do seio familiar.

O corpo gera o outro corpo pelo processo da fecundação entre o óvulo e o espermatozóide, mas o espírito não é gerado pelo Espírito, porque este já existia antes da gestação do corpo. Iria, pois, o espírito se ligando ao corpo aos poucos até que no nascimento se encontra totalmente incorporado ao invólucro material como se fosse um só. Não são os pais que geram o espírito do filho, eles apenas fornecem a ele um corpo carnal.

O mais importante nessa missão de paternidade é o fator educação, a capacidade dos pais de ajudar o filho a se desenvolver intelectualmente e moralmente para que possa progredir.

A necessidade do espírito de se ligar a uma família decorre de afinidades, ou seja, os laços de simpatia mútua; muitas vezes esses laços de parentesco são ocorrências de relações anteriores, de outras vidas que determinam à alegria do reencontro no plano terreno. Mas pode acontecer de serem esses espíritos totalmente estranhos uns aos outros, separados por antipatias igualmente de outras vidas, que se manifesta por aversões e até agressões, o que determina uma verdadeira provação aos componentes.

Portanto, os verdadeiros laços familiares não se restringem a consangüinidade, mas sim ao laço da simpatia, da harmonia e da afinidade de pensamentos que unem os Espíritos antes, durante a convivência e depois no plano espiritual. É por isso que víamos e vemos hoje famílias se digladiando, destilando veneno e desarmonias. Filhos nascidos de um mesmo pai podem ser tão mais antagônicos que filhos de pais diferentes que se irmanam espiritualmente como se fosse de sangue. Eles se querem, se respeitam, se procuram, sentem prazer em estarem juntos, enquanto que irmãos consangüíneos podem mesmo se repelir ou odiar. Questão que se pode explicar pela pluralidade das existências. Muitas vidas de um único espírito em corpos variados através da eternidade.

Há, portanto, duas espécies de famílias: as famílias ligadas por laços espirituais e as famílias por laços corporais. As primeiras são duráveis, se fortificando pela purificação através das reencarnações; as segundas são frágeis e normalmente acabam com o tempo, ou sobrevivem somente sob o tempo da matéria, não se firmam no plano do espírito… Foi essa explicação que Jesus quis ensinar aos discípulos e a nós atualmente quando diz: “Eis minha mãe e meus irmãos, ou seja, minha família pelos laços do Espírito, pois quem quer que faça a vontade de meu Pai que está nos Céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”

A hostilidade dos irmãos de Jesus está claramente expressa no relato de Marcos, que diz terem eles a intenção de prender Jesus sob o pretexto de estar fora de si, ou seja, insano. Jesus, informado da chegada de seus parentes consangüíneos e sabedor do que pensavam a seu respeito, aproveita a oportunidade para transmitir aos seus discípulos o ensinamento sob o ponto de vista da família espiritual: Eis meus verdadeiros irmãos, e como sua mãe se achava entre eles generaliza o ensinamento. Não devemos nunca entender, que sua mãe segundo o corpo, não lhe era cara como espírito, ou que tinha por ela qualquer indiferença; sua conduta, em outras ocasiões, comprova suficiente o respeito a elevação espiritual da mãe como seu Amor incondicional ao ser humano.

CAPÍTULO XIV – ITEM 5 a 7 - (ESE) - HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA MÃE

12 agosto 2008

Missão do Ser

Todo ser que labuta na Terra, desenvolvendo trabalhos, desde o mais humildes até os mais elevados reconhecidamente pela sociedade está desempenhando uma missão ou expiando outras.

É certo que existem missões sublimadas, como as desempenhadas por Jesus, Paulo de Tarso, João Batista, Gautama, Gandi e Madre Tereza e outros enviados divinos para a melhoria da humanidade. Mas todo aquele que encarna nesse Planeta incumbido de alguma missão, de desenvolver uma tarefa e a cumpre não se perdendo na ociosidade e nos vícios, esta contribuindo com o progresso espiritual do planeta e o seu pessoal, contribuído para que haja uma melhoria nas condições de vida do mundo.

Todas as missões têm os seus encargos, as suas responsabilidades definidas e obedecem aos imperativos das leis Divinas. Muitas pessoas aspiram à ocupação de cargos mais elevados, de posições de maior relevo, mas não estão às vezes preparados ou desconhecem os pesados ônus que acometem àqueles que as tem que desempenhar. O ser humano deve contentar-se com as tarefas a eles determinadas pelo plano espiritual e que desempenham na Terra em qualquer ramo de atividade. Deve sempre ter em mente que o arado que prepara a terra para a semeadura é irmão da pena que escreve. Não existem personalidades notáveis no mundo, sem o devotamento silencioso de pais, professores e companheiros que se apagam, pouco a pouco, a sua própria luz para que elas se destaquem entre os seres, elevando-se na evidência terrena. Diante da Lei Natural, todas as tarefas voltadas ao Bem são missões de caráter Divino.

O ser humano deve, pois, se afastar de todo ciúme, inveja e orgulho e atender ao chamado, alegremente; do dever que a ele cabe na caminhada terrena em prol do seu progresso espiritual e da humanidade. Mesmo que o trabalho seja aparente desenvolvido na obscuridade, sem os louros da sociedade, a posição de humilde que a vida lhe confere já é motivo de fé e confiança, sabedoria e Amor Divino. Jesus Cristo mostrou a humanidade apesar da grandiosidade da missão desenvolvida que Ele veio “para servir e não para ser servido.”

Muitas missões terrenas são entrecortadas de amarguras e sofrimentos, mas, aquele que as desempenha e confia na Justiça Divina, não desconhece que tudo é necessário para a própria elevação na escalada do progresso espiritual.

Observemos Paulo de Tarso, no desempenho de sua missão terrena, três vezes foi açoitado com varas, uma vez foi apedrejado, passou por três naufrágios, um dia e uma noite permaneceu no abismo, sem contar os perigos de salteadores. Além disso, passou frio e nudez, sede e fome para trazer a boa nova à humanidade. Paulo de Tarso tinha plena convicção que deveria executar a vontade de Deus, propagando, numa vasta região, os maravilhosos ensinamentos revelados por Jesus.

Retirado: Curso de Educação Mediúnica - Ed. FEESP. Pág. 201 -203

10 agosto 2008

Felicidade do Espírito

Cabe ao ser humano descobrir na Terra a razão fundamental da sua própria existência. Os seres humanos não fazem estágio de corpo na Terra, mas sim um estágio do espírito. Se o processo é estagiar o espírito então a missão talvez seja de auto realização através do crescimento interior. Desenvolvimento de caráter moral e progresso espiritual. Ser melhor hoje do que o foi ontem e melhor amanhã do que o é hoje.

Mas por estarmos ligados a maioria das vezes ao material, muitos de nós condicionamos a conquista da felicidade à aquisição de bens não duráveis e dispensáveis, mundanos, além de que outros ainda ancoram o sonho da felicidade em portos da fama, do sucesso, do poder e alguns a vêem na inexistência de sofrimentos e problemas.

Ser feliz não é condicionamento material, mas uma atitude comportamental frente à execução da tarefa primordial que viemos desempenhar no planeta. A vida torna-se então um desafio a ser conquistado. Ela nos apresenta oportunidades várias de crescimento, tanto no plano moral como intelectual e principalmente nos setores que mais necessitamos. Por trás do sofrimento, dos problemas cotidianos existem lições de aprimoramento, desafios a serem vencidos e tarefas a serem cumpridas. Nada é por acaso, tudo tem uma missão especifica contabilizada na caminhada. Ninguém vem ao plano terra para ser turista. Entrar no fila do INPS divino para reencarnação determina uma responsabilidade muito grande para com as entidades superiores que promovem a programação determinante de Deus. O sermão da montanha é a pura prova de que somente serão bem aventurados aqueles que souberem superar as dificuldades da vida. Que souberem ter paciência, resignação e comprometimento com as causas do espírito. Abnegação.

As estradas que nos levam a felicidade fazem parte de um método gradual de crescimento intimo então a verdadeira felicidade é a realização de constante trabalho interior para modificações de caráter. Nosso principal objetivo é progredir espiritualmente e, ao mesmo tempo, conscientizar de as circunstâncias felizes e menos felizes em nossa vida é o resultado de atitudes distorcidas ou corretas, vivenciadas ao longo do caminho percorrido.

Felicidade, pois, é o auto-conhecimento; é a sabedoria de conhecer a si mesmo, de se auto-aprimorar.

Às vezes pensamos que Deus é responsável pela nossa vida, pelo nosso caminhar e deixamos para ele todas as decisões, mas devemos lembrar que para sermos corretos, devemos ser responsáveis pelas nossas próprias decisões e lembrar que a vida é construída através do livre arbítrio. Aí que entra a felicidade de servirmos, de sermos úteis à humanidade.

A arte de viver é a arte de ser útil. Feliz realmente é quem ama não aquele que se faz amado. A felicidade em si é o fator de dominação das más tendências à procura da auto-superação, exalando alegria de servir.

Enfrentemos com dinamismo e alegria os obstáculos colocados em nosso caminho pela vida, amando e servindo, e assim encontraremos a felicidade que há muito procuramos, mesmo que seja a felicidade efêmera do plano terreno. Já que estando na prisão do orbe terreno a cumprir pena para a futura liberdade do espírito temos sempre a oportunidade da felicidade, pelo trabalho de servirmos na seara do Pai.

Vivendo nessa esfera terrena governada por Jesus devemos sempre lembrar que na evolução do espírito devemos levar em conta a Educação que possibilita o evoluir do Espírito, já que evoluir é crescer e mudar de patamar superior de conhecimento e comportamento é melhorar em relação ao estágio anterior. É vibrar sempre em patamar mais elevado e sutil que o anterior.

Cada um pode fazer melhor a sua parte, buscando e construindo sempre a auto-educação, buscando o conhecimento e aplicando à sua vivência terrena, nas experiências pessoais e nas de terceiros, transformando tudo em habilidade, aptidões, relacionamento com os semelhantes em doações de amor e com a natureza em equilíbrio ambiental.

Sonhei que eu tive uma entrevista com Deus

"O que na humanidade mais surpreende você...?"
Deus respondeu...

"Que os seres humanos fiquem entediados com a infância" - se apressam em crescer e depois desejam ser crianças novamente.

Que eles percam sua saúde para ganhar dinheiro e em seguida percam o dinheiro para recuperar sua saúde.

Que eles pensem ansiosamente sobre o futuro e se esquecem de viver o presente,

Que "eles vivam suas vidas como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido..."


As mãos de Deus tocaram as minhas, e então eu perguntei...

"Sendo um pai, quais lições de vida você quer que seus" filhos aprendam?
Deus respondeu com um sorriso:


"Aprendam que eles não podem fazer ninguém os amarem. O que eles podem fazer é se deixarem ser amados.”

Aprendam que, o que é mais valioso não é o que se tem em suas vidas, mas quem vocês têm em suas vidas.

Aprendam que não é bom compararem-se uns aos outros.
Aprendam que uma pessoa rica não é aquela que tem o máximo, mas sim aquela que precisa do mínimo.

Aprendam que leva apenas uns poucos segundos para abrir feridas profundas na pessoa que se ama, e que pode levar muitos anos para curá-las.
Aprendam a perdoar praticando o perdão.

Aprendam que existem muitas pessoas que as amam encarecidamente, mas simplesmente não sabem como expressar ou mostrar seus sentimentos.

Aprendam que dinheiro pode comprar tudo exceto... FELICIDADE!!!!

Aprendam que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e vê-la de maneira diferente.

Aprendam que nem sempre é suficiente ser perdoado pelos outros, mas que devam perdoar a si mesmos.

E aprendam que "Eu estou aqui" - sempre.

Autor Desconhecido

NOVEMBRO/2010

MENSAGEM DO MÊS " O maior amor é aquele que se doa de maneira expontânea; sem restrições nenhuma

Seguidores de ncplanetaterra - coisas deste e do outro mundo.

Visualizações de páginas nos últimos 30 dias

Contador

eXTReMe Tracker

Contador

ADMINISTRAÇÃO: EMPREENDEDOR

“Ser um empreendedor é muito mais do que ter vontade de chegar ao topo de uma montanha. É conhecer a montanha, o tamanho do desafio para escalar, planejar cada detalhe da subida; saber o que precisa levar e quais ferramentas utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado; ser persistente; calcular os riscos; preparar-se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade de realização e começar a escalada”. Assim também no mundo espiritual. SEJA EMPREENDEDOR DO SEU SUCESSO ESPIRITUAL - PLANEJE - TENHA METAS E OBJETIVOS E ALCANCE O SUCESSO

QUANDO PENSAMOS QUE O PROBLEMA É DOS OUTROS...

Descobrimos que as dificuldades e os problemas de cada membro de uma equipe são de todos que a compoem. Ao conviver em equipes, devemos cuidar uns dos outros, só assim teremos uma equipe produtiva.
Quando antepararmos com alguém dizendo que está diante de um problema corramos em seu socorro, pois, o problema pode se tornar nosso.
A solidariedade é para momentos de dificuldades das pessoas que compõem a equipe.
Cuidemos uns dos outros em nossas caminhadas, independente dos problemas em que a vida nos sintonize, assim, poderemos ser muito mais eficientes.

A vida sorri normalmente para aqueles que dela fazem jus, estender a mão é o processo mais fácil de se chegar a felicidade.

ESTRATÉGIA É TUDO PARA UM GESTOR...

Um homem em idade avançada vivia sozinho.

Ele queria revolver a terra de seu jardim para plantar flores.

Mas era um trabalho pesado para sua idade.

Seu único filho que o ajudava normalmente nessa tarefa, estava na prisão.

O homem, então, escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema.

- Querido filho.

Estou triste porque, ao que parece, este ano não vou poder plantar meu jardim. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava flores e esta é a estação certa de plantio.

Estou velho demais para cavar a terra.

Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema.

Mas sei que você não pode me ajudar com o jardim.

Com amor, Papai.

Pouco tempo depois o pai recebe o seguinte telegrama:

“PELO AMOR DE DEUS, Papai”.

Não escave o jardim!

Foi lá que eu escondi os corpos!

Às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de Agentes Federais e policiais civis apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar um corpo sequer.

Confuso, o velho escreve nova carta para o filho, contando o sucedido.

O filho então, lhe respondeu:

- Pode plantar seu jardim agora, Papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento.

Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis.

Assim é importante repensar nas pequenas coisas que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas carreiras.

“Ter problemas na vida é inevitável ser derrotados por eles é opcional”.


Autor Desconhecido.

Uma mãe e um bebê Camelo

Uma mãe e um bebê camelo estavam a por ai, à toa, quando inesperadamente o bebê camelo lhe pergunta:

- Mãe, porque os camelos têm corcovas?

- Bem filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para a reserva de água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.

- Certo. E por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?

- Filho, certamente elas são assim para permitir a nós caminhar no deserto. Sabe com essas pernas longas nós mantemos nossos corpos mais longe do chão do deserto que é mais quente que a temperatura do ar e assim ficamos mais longe do calor. Quanto às patas arredondadas eu posso me movimentar melhor devido à pouca consistência da areia.

- Certo! Então porque nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.

- Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos nossos olhos quando atingidos pela areia trazida pelos ventos! respondeu a mãe com orgulho.

- Tá. Então pelo que entendi, a corcova é para armazenar água, enquanto cruzamos o deserto, a perna longa é para caminhar longe do chão quente do deserto e os cílios são para proteger meus olhos da areia do deserto. Então, me responde o que é que estamos fazendo aqui no zoológico?

Normalmente vivemos a vida nos adaptado ao ambiente ao nosso redor. Possivelmente não o local apropriado onde possamos desenvolver nossos conhecimentos, praticar nossas habilidades, mostrar nossa capacidade e aplicar nossa experiência. Mas habilidade, conhecimento, capacidade e experiência só nos são úteis se nos estivermos no lugar certo!


Autor desconhecido

Lenda Japonesa

Era uma vez um grande samurai que vivia perto de Tóquio.

Mesmo idoso, se dedicava a ensinar a arte Zen aos jovens.

Apesar de sua idade, corria a lenda que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.

O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.

Durante horas fez de tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.

No final do dia, sentindo-se já exausto e humilhado, o guerreiro se retirou.

Os alunos, surpresos com o mestre, perguntaram como ele pudera suportar tanta indignidade.

- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?

- A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.

- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo.

- A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você as permitir.

Falando de Ingratidão

Uma antiga lenda judia nos fala de um homem condenado a morte.

Ia ser apedrejado.

Os carrascos lhe jogavam grandes pedras.

O réu suportou o terrível castigo em silêncio. Nenhum grito se fez ouvir.

Na sua condição de réu, compreendia que a desgraça havia caído sobre ele e que seu grito de nada lhe serviria.

Ao ser apedrejado em praça pública, passou por ali um homem que havia sido seu amigo.

Pegou uma pedra pequena e atirou lhe na direção. Atirará uma pedra pequena somente para demonstrar não ser mais do seu partido.

O pobre condenado, atingido pela diminuta pedra, deu um grito estridente.

O Rei, que a tudo assistia, ordenou que um de seus homens perguntasse ao réu o porquê dele ter gritado tanto ao ser atingido pela insignificante pedra, depois de ter suportado sem se perturbar com as grandes.

O condenado respondeu:

- As pedras grandes foram atiradas por homens que não me conheciam, por isso me calei. Mas o pequeno seixo foi jogado por um homem que foi meu companheiro e amigo. Por isso gritei.

Lembrei de sua amizade nos tempos de minha felicidade.

E agora vi sua felicidade quando me encontro na desgraça.

O Rei compadeceu-se do réu e ordenou que o colocassem em liberdade; dizendo que mais culpado do que ele era aquele que abandonou o amigo na sua desgraça.

*****

Ingratidão é o sentimento que somente floresce nos corações de pessoa enfermiça. É a moléstia característica do caráter que requer o remédio da compaixão.

*****

A lenda nos mostra quando dói à ingratidão das pessoas, sejam os amigos ou os familiares. Naturalmente quanto mais estimamos e confiamos em alguém, mais nos atormenta a sua traição.

É importante, pois, que examinemos as ações dos outros, mas também as ações que perpetuamos. Observemos se não fomos piores em nossas ingratidões, principalmente com aqueles que estendem a sua preciosa amizade, a nós, por longos anos.

Não sejam as pequenas ou as grandes rugas que nos permita agredir de forma cruel os que em tempos anteriores sustentaram as nossas lutas.

Se passas pela ingratidão, não te entristeça. É melhor receber a ingratidão do praticá-la em relação ao próximo. E se for a ingratidão filial, guarde a piedade para com eles e dá-lhes mais carinho e amor. A paciência se faz presente a todos os instantes, porque a ingratidão dos filhos é o mais reprovável engano que os mesmos podem cometer em sua marcha evolutiva.

Redação do Momento Espírita com base na lenda judia Os amigos - livro Lendas, Fábulas e Apólogos

A Leitura

A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo.

Livro dos Espíritos

As almas e os Espíritos são portanto, a mesma coisa? As almas não são senão os Espíritos, antes de se unir ao corpo. A alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem no plano Terra. Pergunta 134 b Analisando as explicações acima, vemos que, para fins didáticos, Espírito é o ser inteligente da criação, habitando o Universo fora do mundo material, durante os períodos que separam as reencarnações; a alma é o próprio Espírito encarnado, e perispírito é o laço fluídico que liga a alma ao corpo físico. Assim, quando olhamos para um homem vivo, o seu corpo material surge como a manifestação mais grosseira do Espírito, muito embora com ele não se confunda, uma vez que são de natureza diferente. Do exposto fica claro que os pais fornecem para a entidade reencarnante apenas e tão somente o envoltório físico, através do qual o Espírito, enlaçado ao corpo pelo perispírito que nele se enraíza como uma árvore no solo irá surgir no cenário material para a vida de expiação, ou de provas, ou, excepcionalmente no nosso planeta, para uma missão especial. Sendo assim, quando a dinâmica da reprodução material, que flui da concepção ao início do parto, é interrompida pela prática do abortamento em qualquer de suas modalidades, além dos aspectos físicos, psíquicos e legais, (...) esta conduta reprovável provocará também conseqüências espirituais e peri-espirituais.

Livro dos Espíritos

Constitui crime (Transgressão das leis de Deus) a provocação do aborto, em qualquer período da gestação? "Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes de seu nascimento, pois, impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando”. Pergunta 358

Livro dos Espíritos

Pergunta: 393

Como pode o homem ser responsável por atos e resgatar faltas passadas de que não se lembra?
Como pode aproveitar-se da experiência de vidas de que se esqueceu? (...)

Em cada nova existência, o homem dispõe de mais inteligência e melhor pode distinguir o bem do mal. Onde o seu mérito se lembrasse de todo o passado? Quando o Espírito volta à vida anterior (a vida do Espírito), diante dos olhos se lhe estende toda a sua vida anterior. Vê as faltas que cometeu e que deram causa ao seu sofrer, assim como as poderia ter evitado. Reconhece justa a situação em que se acha e busca então uma existência capaz de reparar a que vem de transcorrer. Escolhe provas análogas às de que não soube aproveitar, ou as lutas que considere apropriadas ao seu adiantamento e pede a Espíritos que lhe são superiores que os ajudem na nova empreitada (...)

Livro dos Espíritos

“(...) Para nos melhorarmos, dá-nos Deus exatamente o que nos é necessário e basta: a voz da consciência e os pendores instintivos. Priva-nos do que nos prejudicaria. Se nos recordássemos dos nossos precedentes atos pessoais, igualmente nos recordaríamos dos atritos pessoais com outros seres humanos, do que resultariam talvez os mais desastrosos efeitos para as relações sociais (...)".

SER FELIZ

Não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser Feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

Liberdade

"A liberdade é um dom que não se conquista com o poder, mas com o Amor".
Nc. 01/97

AVAREZA

Avareza é um mal sem nome,
No entanto se bem me explico.
É um homem que passa fome,
para ser defunto rico.

Um sentido para se viver bem.

"Viver, apenas, uma pedra ou um inseto o fazem; mas viver bem é obra de inteligência e amor".
Retifica o teu modo de ser.
Toma rumo de espiritualidade e grandeza, como o rio que procura o mar, e olha, o mundo e as pessoas com positividade. Atua no bom sentido, que a vida se mostra bela. Ama, compreende, rompe com o pessimismo e viverás em paz.

Perceber o Sentido da Vida

“Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará.” - Jesus
O Espiritismo nos revela que “conhecer a verdade é perceber o sentido da vida”. E perceber o sentido da vida é crescer em serviço e burilamento constante. Toda reforma terá de nascer no interior. Da iluminação do coração vem a verdadeira cristianização do lar...
Emmanuel

Se precisares de um “Dedinho” de Prosa

- Tardi, Dotô.

- Boa tarde. Sente-se.
- Careci não. Ficu di pé, memo.
- Sente-se para eu poder examinar.
- O Dotô é quem manda.

- Mas fale-me. O que está acontecendo?
- Ai, Dotô! Mi dá umas dor di veiz in quandu.
- Que dor?
- Aqui, óia. Nu estromagu. Beeem lá nu fundinhu.
- Forte?
- As veiz. Trasveiz é anssim ó, di mansinhu.
- E o que você faz?
- Tem veiz que eu cantu. Trasveiz eu vô pra cunzinha fazê um bolu.
- Tem outra dor?
- Tenhu, sim, Dotô. Aqui, ó. Pertu dus óio.
- E essa é forte?
- Também é forte não. Quandu ela dá eu cunversu cas vizinhas i passa.
- Outra?
- Tenho sim senhô. Aqui. Anssim, nu meio das custela, pareci nu coração. Dá uns apertu aqui, ó.
- E você faz o que?
- Tem veiz qui eu choru. Trasveiz eu ficu anssim, muitu da queta pra vê si passa.
- E passa?
- As veiz. Trasveiz eu vô pra pracinha.. Lá eu sentu num bancu vê as criança brincá prá esperá passá..
- Você mora com alguém?
- Moru não, Dotô. Sô sunzinha nessi mundão di Deus.
- Não tem família?
- Aqui tenhu não. Minha famia é todinha du interiô du sertão, pertinhu de Urandi, lá quasi im Minas. I vim sunzinha pra Sum Paulu tentá a vida.
- E você faz o que?
- Óia, Dotô. Eu já fiz um cadinhu di tudu nessa vida. Já trabaiei numa firma di limpeza, já cuidei di criança. Já trabaiei numa casa di genti rica.
Agora eu trabaio cuma mocinha qui mais viaja qui fica im casa. Ela avua num avião di dia i di noiti. Aí eu ficu sunzinha..
- Você mora com ela?
- Moru sim, Dotô. Ela dexa eu drumi num quartinhu lá nus fundu da casa.
- Sabe cozinhar?
- Oxa si não! Cunzinhu muitu du bem! Coisa mais simpres anssim i coisa mais di genti chiqui.
- Gosta de crianças?
- Ô, seu Dotô. É as criaturinha mais anjinha qui Deus botô nu mundu!
- Qual o seu nome mesmo?
- Óia, Dotô. Eu num gostu muitu, mas a modi agrada a santa, minha mainha botô Crara.
- Dona Clara. Eu sei o que a senhora tem.
- Comu anssim, si o Dotô nem incostô im mim?
- O que a senhora tem Dona Clara, chama-se solidão e é a causadora de toda essa tristeza.
- I issu mata, Dotô?
- Ás vezes, sim. Mas, no seu caso bastam amigos, alguns remédios e um pouco de carinho..
Dona Clara. Vai parecer estranho e nem eu mesmo entendo porque estou fazendo isso, mas minha esposa está grávida e nosso segundo filho é para o mês que vem. Já temos uma menina. E até hoje é minha esposa que cuida de tudo. Porém, com o bebê pequeno precisamos de alguém que cuide da casa.
Que tal ficar conosco?
- Oxa si não! Óia, Dotô. Nunca fizeram issu pur mim não. Vixe! Vai sê coisa muitu da boa ficá cum oceis. I careci di morá lá, Dotô?
- Sim. Temos um quarto vago, no apartamento. Podemos tentar por uns meses..O que acha?
- Dotô. É anssim como tê famia, né?
- Quase.
- Dotô. Eu num vô mais sê sunzinha. Vixe! Deus lhi pague, Dotô, a modi qui carinhu anssim, nem mainha mi dava.
- Vamos testar. Combinado?
- Cumbinadu. Dotô. Careci di eu fazê uma pregunta.. Eu num vô mais senti essas dor?
- Vamos combinar uma coisa? O dia que sentir essa dor você me procura.
- Prá modi du senhô mi inxaminá?
- Não. Prá modi nóis trocá dois dedinhu di prosa.


Mais de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão.
A maioria dos pacientes deprimidos que não é tratada irá tentar suicídio pelo menos uma vez, e 17% deles conseguem se matar.
Com o tratamento correto, 70% a 90% dos pacientes recuperam-se da depressão.
Aproximadamente 2/3 das pessoas com depressão não fazem tratamento e dos pacientes que procuram o clínico geral apenas 50% são diagnosticados corretamente.
Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde a depressão é mais comum no sexo feminino, afetando de 15% a 20% das mulheres e de 5% a 10% dos homens.

O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila...

Em silêncio...

Sem dar conselhos...

Sem que digam: "Se eu fosse você..."

Quando podemos renovar o nosso destino?

Todos os dias em qualquer tempo é sempre possível renovar o destino. Podemos sem dificuldades maiores renová-lo hoje mesmo. Na esfera dos deveres terrenos, o ser humano granjeia, através da abnegação e serviço espontâneo, valiosos recursos de ação, de modo a refundir, facilmente, os próprios caminhos. Reconheçamos no trabalho que a vida nos oferece, na caminhada da reforma íntima, a iluminada porta libertadora para o grande futuro. "Cada inteligência é situada no lugar em que possa produzir mais e melhor".

Pode outro Libertar

Pode outro Libertar
A terra constitui a escola do aperfeiçoamento espiritual. A vida não foi nos dada para que soframos. A intenção maior de estarmos aqui é o aprendizado. Cada dificuldade do caminhar é uma experiência nova. O Sofrimento é a conseqüência da incompreensão das lições ensinadas. Da finalidade da vida. Vivendo na razão. O Ser humano envaidece e comete erros da arrogância, da prepotência. Julga-se inteligentemente dotado. Vivendo das paixões. Apegado à ilusão das pretensões individuais. Esquece que: Somente a meditação sincera e desinteressada sobre as vicissitudes da vida. Leva o ser a libertação das teias do engano. Somente o amor. Traz o equilíbrio necessário a vivência. Edifica a nós mesmos e a outros. Pois só aquele que livre está. Cerrado as vendas. Pode outro libertar.

SIMPLICIDADE

" A simplicidade é um tesouro infinito; se não podes alcançar o que anseias,contenta-te com o que tens" .

O Lar é o Cárcere ou a Liberdade!

Em muitas circunstâncias, o lar é o cárcere dos nossos sonhos, contudo, é útil recordar que vastas fileiras de criaturas se encontram na mesma situação, agravando padecimentos e lutas pelo abandono das responsabilidades que lhes competem realizar.
A regeneração pela qual ansiamos espera por nossa fidelidade aos compromissos assumidos, com a disposição de arquivar planos de ventura para quando a Divina Sabedoria nos proclame a libertação.
Vergamo-nos sobre o fardo de nossas inquietações opressivas, mas para que essas inquietações nos sirvam ao reajuste da alma, cabe-nos a obrigação de transformá-las em testemunho de fé e serviço ao próximo.
Amor...
Caridade...
Fraternidade...
Paciência...
Liberdade...
Não cárcere.

Objetivo da Encarnação: União da Alma ao Corpo

“A união da alma com o corpo começa na concepção, mas só se completa por ocasião do nascimento (...)" Livro dos Espíritos.

APRENDA MEU FILHO

1 – O maior e melhor amigo é “Deus”.

2 – Os melhores companheiros são os “Pais”.

3 – A melhor casa é o “lar”.

4 – A maior felicidade é “A boa consciência”.

5 – O mais belo dia é “Hoje”.

6 – O melhor tempo é o “Agora”.

7 – A melhor regra para vencer é a “Disciplina”.

8 – O melhor negócio é o “Trabalho”.

9 – O melhor divertimento é o “Estudo”.

10 – O melhor dos esportes e a “Pratica do Bem”.

11 – A estrada para a felicidade é o “Caminho reto”.

12 – A maior alegria é o do “Dever cumprido”.

13 – A maior força é o “Bem”.

14 – A melhor atitude é a “Cortesia”.

15 – O maior heroísmo é a “Coragem de ser bom”.

16 – A pior falta é a “Mentira”.

17 – A pior pobreza é a da “Preguiça”.

18 – O pior fracasso é o “Desânimo”.

19 – O maior inimigo é o “Mal”.

20 – A coleção mais rica é a das “Boas Ações”.

Nas linhas do Tempo

Todos nós estamos vivendo o presente, na tentativa de construir o futuro, mas sempre envolvido pelas consequências do passado que nos é próprio. Isso porque tudo aquilo que a criatura semeia, isso mesmo colherá.

Onde Mora a Felicidade

Onde Mora a Felicidade
Um dia mora num gesto de caridade, no outro no sorriso de uma criança, sempre visita a bondade, nunca deixa de passar na casa da fé, vive de perna pro ar na natureza e não falta um único dia no coração das mães.

Os Maiores Inimigos

Certa feita, no caminho entre Cafarnaum e Magdala, Simão Pedro perguntou a Jesus:

- Senhor, onde vivem nossos maiores inimigos?

Quero combatê-los, a fim de trabalhar com eficiência pelo Reino de Deus.

O Mestre ouviu e mergulhou-se em longa meditação.

Insistindo, porém, o discípulo, ele respondeu benevolamente:

- A experiência tudo revela no momento preciso.

Impaciente Simão exclamou – a experiência demora muitíssimo.

O Amigo Divino esclareceu imperturbável:

- Para os que possuem “olhos de ver” e “ouvidos de ouvir”, uma hora, às vezes, basta ao aprendizado de incontáveis lições.

Pedro calou-se, desencantado.

Antes que pudesse retornar às interrogações, notou que alguém se esgueirava por trás de velhas figueiras, erguidas à margem. O apóstolo empalideceu e obrigou o Mestre a interromper a marcha, declarando que o desconhecido era um fariseu que procurava assassiná-lo. Com palavras ásperas desafiou o viajante anônimo a afastar-se, ameaçando-o, sob forte irritação. E quando tentava agarrá-lo, à viva força, diamantina risada se fez ouvir. A suposição era injusta. Ao invés de um fariseu, foi André, o próprio irmão dele, quem surgiu sorridente, associando-se à pequena caravana.

Jesus endereçou expressivo gesto a Simão e obtemperou:

- Pedro nunca te esqueça de que o medo é um adversário terrível.

Recomposto o grupo, não haviam avançado muito, quando avistaram um levita que recitava passagens da Tora e lhes dirigiu a palavra, menos respeitosos.

Simão inchou-se de cólera. Reagiu e discutiu longe das noções de tolerância fraterna, até que o interlocutor fugiu amedrontado.

O Mestre, até então silencioso, fixou no aprendiz os olhos muito lúcidos e inquiriu:

- Pedro, qual é a primeira obrigação do homem que se candidata ao Reino Celeste?

A resposta veio clara e breve:

- Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

- Terás observado a regra sublime, neste conflito? – continuou o Cristo, serenamente – recorda que, antes de tudo, é indispensável nosso auxílio ao que ignora o verdadeiro bem e não olvides que a cólera é um perseguidor cruel.

Mais alguns passos e encontraram Teofrasto, judeu grego dado à venda de perfumes, que informou sobre certo Zeconias, leproso curado pelo profeta nazareno e que fugira para Jerusalém, onde acusava o Messias com falsas alegações.

O pescador não se conteve. Gritou que Zeconias era um ingrato, relacionou os benefícios que Jesus lhe prestara e internou-se em longos e amargosos comentários, amaldiçoando-lhe o nome.

Terminando, o Cristo indagou-lhe:

- Pedro, quantas vezes perdoarás a teu irmão?

- Até setenta vezes sete – replicou o apóstolo, humilde.

O Amigo Celeste contemplou-o, calmo, e rematou:

- A dureza é um carrasco da alma.

Não atravessaram grande distância e cruzaram com Rufo Grácus, velho romano semiparalítico, que lhes sorriu, desdenhoso, do alto da liteira sustentada pelos escravos fortes.

Marcando-lhe o gesto sarcástico, Simão falou sem rebuços:

- Desejaria curar aquele pecador impenitente, a fim de dobrar-lhe o coração para Deus.

Jesus, porém, afagou-lhe o ombro e ajuntou:

- Por que instituiríamos a violência no mundo, se o próprio Pai nunca se impôs a ninguém?

E, ante o companheiro desapontado, concluiu:

- A vaidade é um verdugo sutil.

Daí a minutos, para repasto ligeiro, chegavam à hospedaria modesta de Aminadab, um seguidor das idéias novas.

À mesa, certo Zadias, liberto de Cesaréia, se pôs a comentar os acontecimentos políticos da época. Indicou os erros e desmandos da Corte Imperial, ao que Simão correspondeu, colaborando na poda verbalística. Dignitários e filósofos, administradores e artistas de além-mar sofreram apontamentos ferinos. Tibério foi invocado com impiedosas recriminações.

Finda a animada palestra, Jesus perguntou ao discípulo se acaso estivera alguma vez em Roma.

O esclarecimento veio depressa:

- Nunca. O Cristo sorriu e observou:

- Falaste com tamanha desenvoltura sobre o Imperador que me pareceu estar diante de alguém que com ele houvesse privado intimamente.

Em seguida, acrescentou:

- Estejamos convictos de que a maledicência é algoz terrível.

O pescador de Cafarnaum silenciou, desconcertado.

O Mestre contemplou a paisagem exterior, fitando a posição do astro do dia, como a consultar o tempo, e, voltando-se para o companheiro invigilante, acentuou, bondoso:

- Pedro, há precisamente uma hora procurava situar o domicilio de nossos maiores adversários. De então para cá, cinco apareceram, entre nós: o medo, a cólera, a dureza, a vaidade e a maledicência... Como reconheces, nossos piores inimigos moram em nosso próprio coração.

E, sorrindo, finalizou:

- Dentro de nós mesmos, será travada a guerra maior.

Autor: Chico Xavier (médium) /Irmão X (espírito)

Livro: Luz Acima

Isso também passa...

Certo dia um sacerdote percebeu a seguinte frase em um pergaminho pendurado aos pés da cama de seu Mestre: “Isso também passa”.
Com curiosidade de cada ser humano resolveu perguntar:
-“Mestre, o que significa essa frase?”
E o Mestre sem titubear responde:
- A vida nos prega muitas peças, que podem ser boas ou não.
Mas tudo significa aprendizado.
Recebi esta mensagem de um anjo protetor num desses momentos de dor onde quase perdi a fé.
Ela é para que todos os dias antes de me levantar e de me deitar possa ler e refletir, para que quando tiver um problema, antes de me lamentar eu possa lembrar que “Isso também passa”.
E para quando estiver exaltado de alegria, que tenha moderação e possa encontrar o equilíbrio, pois “Isso também passa”.
Tudo na vida é passageiro assim como a própria vida, tanto as tristezas como também as alegrias.
Praticar a paciência e perseverar no bem e nas boas ações, ter simplicidade, fé e pensamentos positivos mesmo perante as mais difíceis situações é saber viver e fazer da nossa vida um constante aprendizado.
É ter a consciência de que todas as pessoas erram de que o ser humano ainda é um ser imperfeito em busca da perfeição...
... e para isso até saber que se muitas vezes nos decepcionamos com pessoas é porque esperamos mais de que elas estão preparadas para dar, dentro de seu conteúdo e grau de compreensão.
Deste modo, meu amigo, toda vez que olho para essa frase, meu coração se aquieta e a paz me invade, pois sei que “Isso também passa”.


Francisco Cândido Xavier


Com a Ajuda de Deus

Era um lugar de terra seca e desgraçada, mas um matuto perseverante, um dia conseguiu um terreninho e começou a trabalhar nele e, não existe terra bem tratada que deixe quem a tratou bem, na mão. O matuto acabou dono da plantação mais bonita do lugar.
Foi quando chegou o padre.
( ) padre chegou, olhou para aquele verde repousante e perguntou quem conseguiu aquilo.
( ) o Matuto explicou que fora ele, com muita luta e muito suor.

- E a ajuda de Deus - emendou o sacerdote.
- O matuto concordou. Disse que no começo era de desanimar, mas deu um duro danado, capinou, arou, adubou e limpou as pragas locais.
- E com a ajuda de Deus - frisou o padre.
- O matuto fez que sim com a cabeça.
Plantei milho, legumes, passei noite inteira regando tudo com cuidado e a plantação floresceu que era uma beleza
( ) o Padre já ia dizer que fora com a ajuda de Deus, quando o matuto acrescentou:
- Mas deu gafanhoto por aqui e comeu tudo.
( ) O matuto ficou esperando que o Padre dissesse que deu gafanhoto com a ajuda de Deus, mas o padre ficou calado.
Então, o matuto prosseguiu. Disse que não esmorecera. Replantará tudo, regara de novo, cuidara da terra como de um filho querido e o resultado estava ali, naquela verdejante plantação.
- Com a ajuda de Deus - voltou a afirmar o Padre.
Ai o matuto achou chato e acrescentou:
- Sim, com a ajuda de Deus.
Mas antes, quando ele fazia tudo sozinho, o senhor precisava ver, seu padre.
Esta terra não valia nada!

Tia Zulmira, pesquisadora de nosso folclore.
Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta)

Intercâmbio Mediúnico

"Se um espírito desejar agir sobre uma pessoa, dela se aproxima, envolve-a com seu perispírito, como num manto, os fluidos se penetram, os dois pensamentos e as duas vontades se confundem".