ncplanetaterra.blogspot.com

28 de Março de 2008
ncplanetaterra.blogspot.com.br

A TERRA

A terra é um magneto enorme, gigantesco aparelho cósmico em que fazemos, a nossa viagem evolutiva. Comboio imenso, a deslocar-se sobre si mesmo em vários eixos de rotações e girando principalmente em volta do sol. Nesse comboio podemos colocar as várias classes sociais que o habitam como imensos vagões a desfilar em processos sucessivos de encarnações. Mais de vinte bilhões de almas conscientes, que por ele transitaram e que agora estão desencarnadas e bilhões de inteligências que são aproveitadas atualmente nos múltiplos serviços do progresso planetário, convivendo no domicílio terrestre, em faixas variadas de evolução. No imenso educandário, há tarefas múltiplas e urgentes a serem feitas em prol de melhorias de vida e sustentabilidade do planeta. Isso é para todos os que aprendem que a vida é movimento, progresso e principalmente ascensão espiritual. A Terra, nossa casa é oficina laboriosa, em plena paisagem cósmica que espera sempre por nós, a fim de convertemo-la em glorioso paraíso. Para a maioria dos seres humanos, necessitados de experiência nova e ampla aprendizagem espiritual, a reencarnação nesse Planeta não é somente uma imposição da Lei Natural, mas também um prêmio divino pelo desejo de aprendizagem e progresso. Cada povo no passado e no presente do comboio terreno constitui uma seção preparatória da humanidade em prol de grandes ascensões, a frente do porvir.

VIDA EM FAMÍLIA

Sob o ponto vista espiritual, se a terra é o grande laboratório, onde o espírito apara as arestas e se prepara para habitar o mundo espiritual, onde a fraternidade é o sentimento que determina o relacionamento entre os espíritos, a família poderíamos dizer é setor primordial desse laboratório. A Família é extremamente importante para que ocorra a troca de afetos e do equilíbrio emocional entre as pessoas.

25 novembro 2010

Jesus fala da ingratidão


Lucas, cap. 17, v, 12 e seguintes:
"E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samaria e a Galiléia. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! (...) Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. (...) Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou." Quando Jesus mostra a importância do entendimento da cura pelo leproso que retornou, diz que a reconstituição física era completamente secundária frente ao entendimento e à humildade que seriam fundamentais na renovação moral daquele espírito. A gratidão está, pois, no entender de Jesus, à humildade, que é uma segura medida da disposição íntima sincera que um Espírito tem para renovar-se. Foi à fé e a perseverança humilde do Espírito que reconheceu a dádiva que recebeu que o salvou, e não a cura de sua lepra.

24 novembro 2010

A Ingratidão dos Filhos e os Laços de Família

A ingratidão é um dos frutos imediatos do egoísmo, e revolta sempre os corações virtuosos. Mas a dos filhos para com os pais tem um sentido ainda mais reprovável. Nisto, como em tudo, o Espiritismo vem lançar luz sobre um dos problemas do coração humano.
Quando os Espíritos deixam a Terra, levam consigo as paixões ou as virtudes inerentes à sua natureza, e vão no espaço estacionar ou aperfeiçoar-se. Alguns, portanto, levam consigo ódios violentos e desejos de vingança. A alguns deles, porém, mais adiantados, é permitido entrever algo da verdade: reconhecem os funestos efeitos de suas paixões, e tomam então boas resoluções; compreendem que, para se dirigirem a Deus, só existe uma senha – caridade.
Mas não há caridade sem esquecimento das ofensas e das injúrias, não há caridade com ódio no coração e sem perdão.
É então que, por um esforço inaudito, voltam o seu olhar para os que detestaram na Terra. À vista deles novamente, porém, sua animosidade desperta. Revoltam-se à idéia de perdoar, e ainda mais a de renunciarem a si mesmos, mas, sobretudo a de amar aqueles que lhes destruíram talvez a fortuna, a honra, a família. Não obstante, o coração desses infortunados está abalado. Eles hesitam, vacilam agitados por sentimentos contrários. Se a boa resolução triunfa, eles oram a Deus, imploram aos Bons Espíritos que lhes dêem forças no momento mais decisivo da prova.
Enfim, depois de alguns anos de meditação e de preces, o Espírito se aproveita de um corpo que se prepara, na família daquele que ele detestou, e pede, aos Espíritos encarregados de transmitir as ordens supremas, permissão para ir cumprir sobre a Terra os destinos desse corpo que vem de se formar.
Qual será, então, a sua conduta nessa família?
Ela dependerá da maior ou menor persistência das suas boas resoluções. O contacto incessante dos seres que ele odiou é uma prova terrível, da qual às vezes sucumbe, se a sua vontade não for bastante forte. Assim, segundo a boa ou má resolução que prevalecer, ele será amigo ou inimigo daqueles em cujo meio foi chamado a viver. É assim que se explicam esses ódios, essas repulsas instintivas, que se notam em certas crianças, e que nenhum fato exterior parece justificar. Nada, com efeito, nessa existência, poderia provocar essa antipatia. Para encontrar-lhe a causa, é necessário voltar os olhos ao passado.
Compreendei que, quando gerais um corpo, a alma que se encarna vem do espaço para progredir. Tomai conhecimento dos vossos deveres, e ponde todo o vosso amor em aproximar essa alma de Deus: é essa a missão que vos está confiada e da qual recebereis a recompensa, se a cumprirdes fielmente. Vossos cuidados, a educação que lhe derdes, auxiliarão o seu aperfeiçoamento e a sua felicidade futura. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe, Deus perguntará: “Que fizestes da criança confiada à vossa guarda?” Se permaneceu atrasada por vossa culpa, nosso castigo será o de vê-la entre os Espíritos sofredores, quando dependia de vós que fosse feliz. Então vós mesmos, carregados de remorsos, pedireis para reparar a vossa falta: solicitareis uma nova encarnação, para vós e para ela, na qual a cercaríeis de mais atentos cuidados, e ela, cheia de reconhecimento, vos envolverá no seu amor.
Não recuseis, portanto, o filho que no berço repele a mãe, nem aquele que vos paga com a ingratidão: não foi o acaso que o fez assim e que vo-lo enviou. Uma intuição imperfeita do passado se revela, e dela podeis deduzir que um ou outro já odiou muito ou foi muito ofendido, que um ou outro veio para perdoar ou expiar. Mães! Abraçai, pois, a criança que vos causa aborrecimentos, e dizei para vós mesmas: “Uma de nós duas foi culpada”. Merecei as divinas alegrias que Deus concedeu à maternidade, ensinando a essa criança que ela está na Terra para se aperfeiçoar, amar e abençoar. Mas, ah! Muitas dentre vós, em vez de expulsar por meio da educação os maus princípios inatos, provenientes das existências anteriores, entretém e desenvolvem esses princípios, por descuido ou por uma culposa fraqueza. E, mais tarde, o vosso coração ulcerado pela ingratidão dos filhos, será para vós, desde esta vida, o começo da vossa expiação.
Desde o berço, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz de sua existência anterior. É necessário aplicar-se em estudá-los. Todos os males têm sua origem no egoísmo e no orgulho. Espreitai, pois, os menores sinais que revelam os germens desses vícios e dedicai-vos a combatê-los, sem esperar que eles lancem raízes profundas. Fazei como o bom jardineiro, que arranca os brotos daninhos à medida que os vê aparecerem na árvore. Se deixardes que o egoísmo e o orgulho se desenvolvam, não vos espanteis de ser pagos mais tarde pela ingratidão. Quando os pais tudo fizeram para o adiantamento moral dos filhos, se não conseguem êxito, não tem do que lamentar e sua consciência pode estar tranqüila. Quanto à amargura muito natural que experimentam, pelo insucesso de seus esforços, Deus reserva-lhes uma grande, imensa consolação, pela certeza de que é apenas um atraso momentâneo, e que lhe será dado acabar em outra existência a obra então começada, e que um dia o filho ingrato os recompensará com o seu amor. 
SANTO AGOSTINHO - Paris, 1862

11 novembro 2010

Convite à reflexão


A transitoriedade da vida terrena é um convite à reflexão.
Os homens em geral se empenham para atingir variados objetivos.
Elegem metas por vezes ambiciosas e dedicam suas vidas a conquistá-las.
Também fazem de tudo para ver seus filhos vitoriosos, conforme os padrões do mundo.
Pagam-lhes bons colégios, cuidam de sua instrução formal com desvelo.
Esses objetivos costumam ser louváveis.
Como vivem em um mundo material, os homens precisam se ocupar das coisas tangíveis.
Não dá para se tornar um peso nos ombros do semelhante, enquanto se filosofa sobre tudo e sobre nada.
Apenas não é prudente esquecer que as questões materiais fatalmente passarão.
No esforço de conquistar ou manter coisas, não compensa comprometer a própria dignidade.
Às vezes parece que certa conquista é questão de vida ou morte.
Se dado cargo não for conquistado, a vida parecerá sem sentido.
Entretanto, a permanência nesse cargo será por pouco tempo, considerando a eternidade da vida que jamais se esgota.
Do mesmo modo, a paixão pode colorir de modo excepcional o afeto que alguém inspira.
Ainda que ele seja comprometido, parece que tudo se justifica, desde que seja possível viver aquele sonho dourado.
Nessas situações, a criatura pode se permitir comportamentos indignos.
Ocorre que a felicidade jamais é fruto de indignidade.
A paixão violenta cedo ou tarde amainará.
O cargo importante mudará de mãos.
O dinheiro será consumido, perdido, roubado ou apenas deixado para trás no momento da morte.
O automóvel novo se desgastará e sairá de linha.
Em suma, tudo passa e lentamente perde a importância.
Mas é preciso conviver para sempre com o que se é.
A realidade íntima não se altera com o simples passar do tempo.
Ela não se desgasta, não se torna obsoleta e nem se recicla, sem vontade e esforço.
Muitos Espíritos, pelo fenômeno mediúnico, relatam sua decepção após a morte física.
Tiveram de contemplar suas posses e conquistas materiais passarem a outras mãos.
Ao mesmo tempo, constataram a miséria a que se reduziram, à custa de atos indignos.
Renasceram para evoluir e transcender e se tornaram grandes devedores perante a vida.
Pense nisso, para não inverter suas prioridades.
Viva no mundo, mas não se torne escravo dele.
Antes de mais nada, cuide de adquirir grandeza íntima.
Seja bondoso, leal e trabalhador, mesmo nos momentos difíceis.
De nada lhe adiantará conquistar coisas e perder-se a si próprio.

Redação do Momento Espírita.
Em 04.06.2010.

O Trabalho dos Obsessores


"O Chefe dos Espíritos das Trevas convocou uma Convenção Mundial de obsessores”.
Em seu discurso de abertura, ele disse:
"Não podemos impedir os cristãos de irem aos seus templos."
"Não podemos impedi-los de ler os livros e conhecerem a verdade."
"Nem mesmo podemos impedi-los de formar um relacionamento íntimo com os Espíritos Elevados e Jesus.
E, uma vez que eles ganham essa conexão com os Espíritos Elevados e Jesus, o nosso poder sobre eles está quebrado.?
 "Então vamos deixá-los ir para seus Centros Espíritas e suas igrejas, vamos deixá-los com os almoços e jantares que neles organizam, MAS, vamos roubar-lhes o TEMPO que têm, de maneira que não sobre tempo algum para desenvolver um relacionamento elevado". "O que quero que vocês façam é o seguinte"- disse o obsessor-chefe:
"Distraia-os a ponto de que não consigam aproximar-se de Jesus e dos espíritos superiores."
- Como vamos fazer isto? Gritaram os seus asseclas.
Respondeu-lhes:
"Mantenham-nos ocupados nas coisas não essenciais da vida, e inventem inumeráveis assuntos e situações que ocupem as suas mentes."
"Tentem-nos a gastarem, gastarem, gastarem, e tomar emprestado, tomar emprestado..."
"Persuadam as suas esposas a irem trabalhar durante longas horas, e os maridos a trabalharem de 6 à 7 dias por semana, durante 10 à 12 horas por dia, a fim de que eles tenham capacidade financeira para manter os seus estilos de vida fúteis e vazios."
"Criem situações que os impeçam de passar algum tempo com os filhos.
"À medida que suas famílias forem se fragmentando, muito em breve seus lares já não mais oferecerão um lugar de paz para se refugiarem das pressões do trabalho".
"Estimulem suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam mais escutar aquela voz suave e tranqüila que orienta seus espíritos".
"Encham as mesinhas de centro de todos os lugares com revistas e jornais".
"Bombardeiem as suas mentes com noticias, 24 horas por dia".
"Invadam os momentos em que estão dirigindo, fazendo-os prestar atenção a cartazes chamativos".
"Inundem as caixas de correio deles com papéis totalmente inúteis, catálogos de lojas que oferecem vendas pelo correio, loterias, bolos de apostas, ofertas de produtos gratuitos, serviços, e falsas esperanças".
"Mantenham lindas e delgadas modelos nas revistas e na TV, para que os maridos acreditem que a beleza externa é o que é importante, e eles se tornarão mal satisfeitos com suas próprias esposas"...
"Mantenham as esposas demasiadamente cansadas para amarem seus maridos. Se elas não dão a seus maridos o amor que eles necessitam, eles então começarão a procurá-lo em outro lugar e isto, sem dúvida, fragmentará as suas famílias mais rapidamente."
"Dê-lhes Papai Noel, para que esqueçam da necessidade de ensinarem aos seus filhos, o significado real do Natal."
"Dê-lhes o Coelho da Páscoa, para que eles não falem sobre a ressurreição de Jesus, e a Sua mensagem sobre o pecado e a morte."
"Até mesmo quando estiverem se divertindo, se distraindo, que seja tudo feito com excessos, para que ao voltarem dali estejam exaustos!".
"Mantenha-os de tal modo ocupados que nem pensem em andar ou ficar na natureza, para refletirem na criação de Deus. Ao invés disso, mande-os para Parques de Diversão, acontecimentos esportivos, peças de teatro banais, apresentações artísticas mundanas e à TV entorpecedora. Mantenha-os ocupados, ocupados."
"E, quando se reunirem para um encontro, ou uma reunião espiritual, envolva-os em mexericos e conversas sem importância, principalmente fofocas, para que, ao saírem, o façam com as consciências comprometidas".
"Encham as vidas de todos eles com tantas causas supostamente importantes a serem defendidas que não tenham nenhum tempo para buscarem a espiritualidade e Jesus".
“ Muito em breve, eles estarão buscando, em suas próprias forças, as soluções para seus problemas e causas que defendem, sacrificando sua saúde e suas famílias pelo bem da causa."
"Isto vai funcionar!! Vai funcionar !!"
 Os espíritos trevosos ansiosamente partiram para cumprirem as determinações do chefe, fazendo com que os cristãos, em todo o mundo, ficassem mais ocupados e mais apressados, indo daqui para ali e vice-versa, tendo pouco tempo para Deus e para suas famílias. Não tendo nenhum tempo para contar a outros sobre a sublimidade e o poder do Evangelho de Jesus para transformar suas vidas.
 Creio que a pergunta é: Teve o Obsessor-chefe sucesso nas suas maquinações?

10 novembro 2010

Ensinar é um desafio


Às vezes precisamos nos conscientizar que certos métodos em determinados momentos não produz resultados satisfatórios. Precisamos usar métodos diferentes e às vezes não tão ortodoxos.
Vejamos a sabedoria de um certo zelador de um certo colégio.
Toda manhã o banheiro feminino apresentava marcas de batom em seus espelhos.
Uma turma de meninas de aproximadamente 13 anos, passaram a usar batom todos os dias, e beijavam os espelhos dos banheiros para remover o excesso de batom.
O Diretor andava aborrecido pelo acontecido diário.
O Zelador constantemente via seu trabalho aumentado para limpar os espelhos a todo final de dia.
Mas, toda final de tarde, lá estava às marcas de batom...
Um dia, o diretor perdeu a paciência e juntou o grupo de meninas no banheiro, e passou o sabão... Explicou dentro de sua paciência que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas. Fez uma oratória de meia hora, expondo o problema.
No dia seguinte as marcas de batom reapareceram.
Perdendo a paciência o Diretor, juntou o zelador e o grupo de meninas novamente e pediu ao zelador para demonstrar quão a dificuldade de seu trabalho de limpeza.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou-o no vaso sanitário e passou no espelho.
Final de tarde do dia seguinte e nenhuma marca de batom apareceu nos espelhos.



"É possível mudar nossas vidas e as atitudes daqueles que nos cercam simplesmente mudando os nossos próprios conceitos de vida."

Casamento

Não basta casar-se. Imperioso saber para quê.
Dirás provavelmente que a resposta é óbvia, que as criaturas abraçam o matrimônio por amor.
O amor, porém, reclama cultivo. E a felicidade na comunhão afetiva não é prato feito e sim construção do dia-a-dia. As leis humanas casam as pessoas para que as pessoas se unam segundo as Leis Divinas.
                                                                           - * -
Se desposaste alguém que te constituía o mais belo dos sonhos e se encontras nesse alguém o fracasso do ideal que acalentaste, é chegado o tempo de trabalhares mais intensivamente na edificação dos planos que ideaste de início.
                                                                           - * -
Ergueste o lar por amor e tão-só pelo amor conseguirás conservá-lo.
Não será exigindo tiranicamente isso ou aquilo de quem te compartilha o teto e a existência que te desincumbirás dos compromissos a que te empenhaste.
                                                                            - * -
Unicamente doando a ti mesmo em apoio da esposa ou do esposo é que assegurarás a estabilidade da união em que investiste os melhores sentimentos.
Se sabes que a tolerância e a bondade resolvem os problemas em pauta, a ti cabe o primeiro passo a fim de patenteá-las na vivência comum, garantindo a harmonia doméstica.
                                                                             - * -
Inegavelmente não se te nega o direito de adiar realizações ou dilatar o prazo destinado ao resgate de certos débitos, de vez que ninguém pode aceitar a criminalidade em nome do amor. Entretanto, nos dias difíceis do lar recorda que o divórcio é justo, mas na condição de medida articulada em última instância.
                                                                             - * -
E não te esqueças de que casar-se é tarefa para todos os dias, porquanto somente da comunhão espiritual gradativa e profunda é que surgirá a integração dos cônjuges na vida permutada, de coração para coração, na qual o casamento se lança sempre para Mais Alto, em plenitude de amor eterno.  

Livro: Na Era do Espírito
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier

Lembretes Anti-suicídio


1. A vida não se acaba com a morte. A morte não significa o fim da vida, mas somente uma passagem para outra vida: a espiritual.
2. Os problemas não se acabam com a morte. Elas são provas ou expiações que nos possibilitam a evolução espiritual, quando os enfrentamos com coragem e serenidade. Quem acredita estar escapando dos problemas pela porta do suicídio está somente adiando a sua solução.
3. O sofrimento não se acaba com a morte. O suicídio só faz aumentar o sofrimento. Os Espíritos de suicidas que puderam se comunicar conosco descrevem as dores terríveis que tiveram de sofrer, ao adentrar o Mundo Espiritual, devido ao rompimento abrupto dos liames entre o Espírito e o corpo. Para alguns suicidas, o desligamento é tão difícil, que eles chegam a sentir seu corpo se decompondo. Além disso, há o remorso por ter transgredido gravemente a lei de Deus, perante a qual suicidar-se equivale a cometer um assassinato.
4. A morte não apaga nossas faltas. A responsabilidade pelas faltas cometidas é inevitável e intransferível. Elas permanecem em nossas consciências até que a reparemos.
5. A Doutrina Espírita propicia esperança consolação quando oferece a certeza da continuidade infinita da vida, que é tanto mais feliz quanto melhor suportamos as provas do presente.

Livro: Palavras Simples, Verdades Profundas
Rita Foelker

08 novembro 2010

FAMILIARES PROBLEMAS

Desposaste alguém que não mais te parece a criatura ideal que conheceste. 
A convivência te arrancou aos olhos as cores diferentes com que o noivado te resguardava o futuro que hoje se fez presente.
Em torno, provações, encargos renascentes, familiares que te pedem apoio, obstáculos por vencer. E sofres.
Entretanto, recorda que antes da união falavas de amor e te mostravas na firme disposição em que assumiste os deveres que te assinalam agora os dias, e não recues da frente de trabalho a que o mundo te conduziu.  

Se a criatura que te compartilha transitoriamente o destino não é aquela que imaginaste e sim alguém que te impõe difícil tarefa a realizar, observa que a união de ambos não se efetuaria sem fins justos e dá de ti quanto possível para que essa mesma criatura venha a ser como desejas.
***
Diante de filhos ou parentes outros que se valem de títulos domésticos para menosprezar-te ou ferir-te, nem por isso deixes de amá-los. São eles, presentemente na Terra, quais os fizemos em outras épocas, e os defeitos que mostrem não passam de resultados das lesões espirituais causadas por nós mesmos, em tempos outros, quando lhes orientávamos a existência nas trilhas da evolução.
É provável tenhamos dado um passo à frente. Talvez o contato deles agora nos desagrade pela tisna de sombra que já deixamos de ter ou de ser. Isso, porém, é motivação para auxílio, não para fuga.
Atentos ao princípio de livre arbítrio que nos rege a vida espiritual, é claro que ninguém te impede de cortar laços, sustar realizações, agravar dívidas ou delongar compromissos.
Divórcio é medida perfeitamente compreensível e humana, toda vez que os cônjuges se confessam à beira da delinqüência, conquanto se erija em moratória de débito para resgate em novo nível. E o afastamento de certas ligações é recurso necessário em determinadas circunstâncias, a fim de que possamos voltar a elas, algum dia, com o proveito preciso.
Reflete, porém, que a existência na Terra é um estágio educativo ou reeducativo e tão só pelo amor com que amamos, mas não pelo amor com que esperamos ser amados, ser-nos-á possível trabalhar para redimir e, por vezes, saber perder para realmente vencer.
Emmanuel

Na Assistência Social


Aproximar-se do assistido, encontrando nele uma criatura humana, tão humana e tão digna de estima quanto os nossos entes mais caros.
Em tempo algum, agir sobrepondo instruções profissionais aos princípios da caridade genuína.
Amparar sem alardear superioridade.
Compreender que todos somos necessitados dessa ou daquela espécie, perante Deus e diante uns dos outros.
Colocar-nos na situação difícil de quem recebe socorro.
Dar atenção à fala dos companheiros em privação, ouvindo-os com afetuosa paciência, sem fazer simultaneamente outra cousa e sem interrompê-los com indagações descabidas.
Calar toda observação desapiedada ou deprimente diante dos que sofrem, tanto quanto sabemos silenciar sarcasmo e azedume junto das criaturas amadas.
Confortar os necessitados sem exigir-lhes mudanças imediatas.
Ajudar os assistidos a serem independentes de nós.
Respeitar as idéias e opiniões de quantos pretendemos auxiliar.
Nunca subordinar a prestação de serviço ou benefício à aceitação dos pontos de vista que nos sejam pessoais.
Conservar discrição e respeito ao lado dos companheiros em pauperismo ou sofrimento, sem traçar comentários desprimorosos em torno deles, quando a visita for encerrada.
Sinal Verde – André Luiz

Francisco de Assis


É Francisco de Assis um dos exemplos mais edificantes e inconfundíveis de liberação antecipada do seu carma físico, pois, tendo nascido em berço rico e cercado de gente afortunada, vaidosa e aristocrata, preferiu repartir seus bens com os pobres e desfez-se de seus trajes de seda e de veludo para vestir a grosseira estamenha;  e em lugar do cinto recamado de pedrarias e da vistosa espada do fidalgo, amarrou à cintura um cordão de cânhamo! Foi com o mais profundo sentimento de renúncia que ele aceitou a advertência evangélica do Cristo Jesus: ”Não possuais ouro nem prata nem cobre em vossos cintos, nem alforjes, nem duas túnicas, nem calçado, nem báculo em que apoiar-vos." Sob tal resolução heróica, em que Francisco de Assis extinguiu de uma só vez o desejo e venceu o Maya – a grande ilusão da vida material – é óbvio que também cessou de gerar Carma Físico para o futuro, pois a sua vida, completamente devotada ao serviço amoroso a todos os seres e coisas do mundo, terminou por desatar-lhe os últimos laços de ligação às formas do mundo terráqueo. Afastando-se do epicurismo das mesas, despido da vaidade e dos trajes fidalgos, indiferente aos pergaminhos e galardões do mundo físico, liberto do desejo sensual, rompeu os liames escravizantes do seu grilhão cármico e, pouco a pouco, isolou-se da disciplina retificadora do Carma do seu planeta. Francisco de Assis não renunciara apenas ao seu presente, mas também efetuara a sua libertação das vidas físicas futuras, porquanto, tendo exterminado em si os desejos pelas coisas do mundo material e desistido de competir com os homens no seu mundo de formas ilusórias, embora ainda encarnado já vivia as condições exigidas para o equilíbrio e a sustentação vibratória nos planos paradisíacos do espírito!
Ramatis – Fisiologia da Alma.

Equívoco da nutrição carnívora


A substância astral, inferior, que exsuda da carne animal, penetra na aura dos seres humanos e lhes adensa a transparência natural, impedindo os altos vôos do espírito. Nunca havereis de solucionar problemas tão importante com a doce ilusão de ignorar a realidade do equívoco da nutrição carnívora e, quiçá, tarde demais para a desejada solução.
Expomos-vos aquilo que deve ser meditado e avaliado com urgência, porque os tempos são chegados e não há subversão no mecanismo sideral. É mister que compreendais, com toda brevidade, que o veículo perispiritual é poderoso imã que atrai e agrega as emanações deletérias do mundo inferior, quando persistis nas faixas vibratórias das paixões animais. É preciso que busqueis sempre o que se afina aos estados mais elevados do espírito, não vos esquecendo de que a nutrição moral também se harmoniza à sensibilidade do paladar físico. O selvagem, embora feroz e institivo, servese da carne pela necessidade exclusiva de nutrição e sem transformá-la em motivo para banquetes e libações de natureza requintada entre os civilizados, entretanto, revivem esses mesmos apetites do selvagem, mas, paradoxalmente, de modo mais exigente, servindo de pretexto para noitadas de prazer, sob as luzes fulgurantes dos luxuosos hotéis e restaurantes modernos. Criaturas ruidosas, animadas, e que apregoam a posse de genial intelecto, devoram, em mesas festivas, os cadáveres dos animais, regados pelos temperos excitantes, enquanto a orquestra famosa executa melodias que se casam aos odores da carne carbonizada ou do cozido fumegante! Mas sabei que as poéticas e sugestivas denominações dos pratos, expostas no cardápio afidalgados, não livram o homem da conseqüência e da responsabilidade de devorar as vísceras do irmão inferior!
Apesar dos floreios culinários e do cardápio de iguarias “sui generis”, que tentam atenuar o aspecto repugnante das vitualhas sangrentas, os homens carnívoros não conseguem esconder a realidade do apetite desregrado humano!
Aqui, a designação de “dobradinha à moda da casa” apenas disfarça o repulsivo ensopado de estômago de boi: ali, os sugestivos “miúdos à milanesa” são apenas retalhos de vesículas e fígado, traindo o sabor amargo da bílis animal; acolá, os “apetitosos rins no espeto” não conseguem sublimar a sua natureza de órgãos excretores de albumina e da uréia, que ainda se estagnam sob o cutelo mortífero. Embora se queira louvar o esforço do mestre culinário, o “mocotó à européia” não passa de viscoso mingau de óleo lubrificante de boi abatido; os “frios à americana” não vão além de vitualha sangrenta, e a “feijoada completa” é apenas um nauseante charco de detritos cozidos na imundície do chouriço denegrido, dos pés, películas e retalhos arrepiantes do porco, que ainda se misturam à uréia da banha gordurosa!
E evidente que se deve desculpar o bugre ignorante, que ainda se subjuga à nutrição carnívora e perverte o seu paladar, porque a sua alma atrasada ignora a soma de raciocínios admiráveis que ao civilizado já é dado movimentar na esfera científica, artística, religiosa e moral. Enquanto os banquetes pantagruélicos dos Césares romanos marcam a decadência de uma civilização, a figura de Gandhi sustentado a leite de cabra, é sempre um estímulo para a composição de um mundo melhor.


Ramatis.- Fisiologia da Alma

ASSIM OS FIZEMOS

Irmão Saulo
Os familiares desagradáveis são hoje o que deles fizemos ontem. Nada acontece por acaso, sem razão, em nossas vidas. Por isso diz Emmanuel: "Talvez o contato deles agora nos desagrade pela tisna de sombra que já deixamos de ter ou de ser.". Nesta própria existência terrena isso acontece com freqüência. Ao nos tornarmos adultos não suportamos as peraltices das crianças, sem nos lembrarmos das que também já fizemos quando crianças. Ao nos enriquecermos não toleramos os peditórios ou a incapacidade dos parentes pobres, esquecidos do que fazíamos quando necessitados. Ao nos ilustrarmos não suportamos nos outros a ignorância em que ontem vivíamos.
Educamos mal os nossos filhos e muitas vezes os deseducamos a gritos e pancadas. Mas quando eles crescem não suportamos o seu comportamento desrespeitoso, pelo qual somos responsáveis. Não os corrigimos em criança nem os ajudamos na adolescência, mas os fizemos desorientados e depois não os toleramos. Nas vidas sucessivas, através das reencarnações, procedemos também dessa maneira. E quando eles voltam ao nosso convívio não queremos aceitar e muito menos corrigir os seus defeitos.
Na verdade, se não os aceitarmos hoje como são, teremos de aceitá-los amanhã, pois as leis da vida exigem, segundo ensinou Jesus, que nos entendamos com os companheiros "enquanto estivermos a caminho com eles". A fuga aos deveres atuais será paga mais tarde com os juros devidos. Usando o livre arbítrio podemos rejeitá-los hoje, mas a contabilidade divina anotará o nosso débito para depois, com os acréscimos legais. O item 8 do Capítulo XIV de O Evangelho Segundo o Espiritismo trata do problema das famílias corporais e espirituais e o item 9 desse mesmo capítulo nos explica a mecânica dos pagamentos de dívidas morais através da reencarnação. Os que desejarem aprofundar este problema devem ler com atenção os dois tópicos citados.
Do livro “Na Era do Espírito”. Psicografia de Francisco C. Xavier e Herculano Pires. Espíritos Diversos

05 novembro 2010

Quanto aos outros


Se você acredita que possa alcançar a sublimação espiritual sem os outros, decerto ainda não chegou à verdade.
A vida foi criada, à feição de máquina complexa, em que as peças diferenciadas, entre si, guardam função específica.
Não fuja à engrenagem do seu grupo se deseja aperfeiçoar-se e progredir.
Os outros são as áreas destinadas à complementação e melhoria dos seus próprios reflexos.
Através deles é que você se analisa para observar-se com segurança.
Não intente transformá-los, de imediato, porque qual ocorre conosco, são espíritos em evolução, caminhando entre dificuldades e sombras, para o conhecimento superior.
Não exija deles a perfeição que estamos ainda longe de possuir.
Esse nos ensina paciência, aquele a compreensão, aquele ouro o imperativo da bondade, tanto quanto somos pessoalmente para cada um deles testes vivos nesses mesmos assuntos.
Acredite, sempre que os outros nos apareçam à maneira de problemas, somos para eles outros tantos problemas a resolver.
Diz você que precisa identificar-se com a vida e descobrir-se para fazer o melhor; entretanto, unicamente pelos outros é que você se encontra e se realiza para as conquistas supremas da felicidade e do amor.
Resposta da vida – André Luiz.

NOVEMBRO/2010

MENSAGEM DO MÊS " O maior amor é aquele que se doa de maneira expontânea; sem restrições nenhuma

Seguidores de ncplanetaterra - coisas deste e do outro mundo.

Visualizações de páginas nos últimos 30 dias

Contador

eXTReMe Tracker

Contador

ADMINISTRAÇÃO: EMPREENDEDOR

“Ser um empreendedor é muito mais do que ter vontade de chegar ao topo de uma montanha. É conhecer a montanha, o tamanho do desafio para escalar, planejar cada detalhe da subida; saber o que precisa levar e quais ferramentas utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado; ser persistente; calcular os riscos; preparar-se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade de realização e começar a escalada”. Assim também no mundo espiritual. SEJA EMPREENDEDOR DO SEU SUCESSO ESPIRITUAL - PLANEJE - TENHA METAS E OBJETIVOS E ALCANCE O SUCESSO

QUANDO PENSAMOS QUE O PROBLEMA É DOS OUTROS...

Descobrimos que as dificuldades e os problemas de cada membro de uma equipe são de todos que a compoem. Ao conviver em equipes, devemos cuidar uns dos outros, só assim teremos uma equipe produtiva.
Quando antepararmos com alguém dizendo que está diante de um problema corramos em seu socorro, pois, o problema pode se tornar nosso.
A solidariedade é para momentos de dificuldades das pessoas que compõem a equipe.
Cuidemos uns dos outros em nossas caminhadas, independente dos problemas em que a vida nos sintonize, assim, poderemos ser muito mais eficientes.

A vida sorri normalmente para aqueles que dela fazem jus, estender a mão é o processo mais fácil de se chegar a felicidade.

ESTRATÉGIA É TUDO PARA UM GESTOR...

Um homem em idade avançada vivia sozinho.

Ele queria revolver a terra de seu jardim para plantar flores.

Mas era um trabalho pesado para sua idade.

Seu único filho que o ajudava normalmente nessa tarefa, estava na prisão.

O homem, então, escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema.

- Querido filho.

Estou triste porque, ao que parece, este ano não vou poder plantar meu jardim. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava flores e esta é a estação certa de plantio.

Estou velho demais para cavar a terra.

Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema.

Mas sei que você não pode me ajudar com o jardim.

Com amor, Papai.

Pouco tempo depois o pai recebe o seguinte telegrama:

“PELO AMOR DE DEUS, Papai”.

Não escave o jardim!

Foi lá que eu escondi os corpos!

Às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de Agentes Federais e policiais civis apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar um corpo sequer.

Confuso, o velho escreve nova carta para o filho, contando o sucedido.

O filho então, lhe respondeu:

- Pode plantar seu jardim agora, Papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento.

Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis.

Assim é importante repensar nas pequenas coisas que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas carreiras.

“Ter problemas na vida é inevitável ser derrotados por eles é opcional”.


Autor Desconhecido.

Uma mãe e um bebê Camelo

Uma mãe e um bebê camelo estavam a por ai, à toa, quando inesperadamente o bebê camelo lhe pergunta:

- Mãe, porque os camelos têm corcovas?

- Bem filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para a reserva de água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.

- Certo. E por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?

- Filho, certamente elas são assim para permitir a nós caminhar no deserto. Sabe com essas pernas longas nós mantemos nossos corpos mais longe do chão do deserto que é mais quente que a temperatura do ar e assim ficamos mais longe do calor. Quanto às patas arredondadas eu posso me movimentar melhor devido à pouca consistência da areia.

- Certo! Então porque nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.

- Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos nossos olhos quando atingidos pela areia trazida pelos ventos! respondeu a mãe com orgulho.

- Tá. Então pelo que entendi, a corcova é para armazenar água, enquanto cruzamos o deserto, a perna longa é para caminhar longe do chão quente do deserto e os cílios são para proteger meus olhos da areia do deserto. Então, me responde o que é que estamos fazendo aqui no zoológico?

Normalmente vivemos a vida nos adaptado ao ambiente ao nosso redor. Possivelmente não o local apropriado onde possamos desenvolver nossos conhecimentos, praticar nossas habilidades, mostrar nossa capacidade e aplicar nossa experiência. Mas habilidade, conhecimento, capacidade e experiência só nos são úteis se nos estivermos no lugar certo!


Autor desconhecido

Lenda Japonesa

Era uma vez um grande samurai que vivia perto de Tóquio.

Mesmo idoso, se dedicava a ensinar a arte Zen aos jovens.

Apesar de sua idade, corria a lenda que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.

O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.

Durante horas fez de tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.

No final do dia, sentindo-se já exausto e humilhado, o guerreiro se retirou.

Os alunos, surpresos com o mestre, perguntaram como ele pudera suportar tanta indignidade.

- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?

- A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.

- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo.

- A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você as permitir.

Falando de Ingratidão

Uma antiga lenda judia nos fala de um homem condenado a morte.

Ia ser apedrejado.

Os carrascos lhe jogavam grandes pedras.

O réu suportou o terrível castigo em silêncio. Nenhum grito se fez ouvir.

Na sua condição de réu, compreendia que a desgraça havia caído sobre ele e que seu grito de nada lhe serviria.

Ao ser apedrejado em praça pública, passou por ali um homem que havia sido seu amigo.

Pegou uma pedra pequena e atirou lhe na direção. Atirará uma pedra pequena somente para demonstrar não ser mais do seu partido.

O pobre condenado, atingido pela diminuta pedra, deu um grito estridente.

O Rei, que a tudo assistia, ordenou que um de seus homens perguntasse ao réu o porquê dele ter gritado tanto ao ser atingido pela insignificante pedra, depois de ter suportado sem se perturbar com as grandes.

O condenado respondeu:

- As pedras grandes foram atiradas por homens que não me conheciam, por isso me calei. Mas o pequeno seixo foi jogado por um homem que foi meu companheiro e amigo. Por isso gritei.

Lembrei de sua amizade nos tempos de minha felicidade.

E agora vi sua felicidade quando me encontro na desgraça.

O Rei compadeceu-se do réu e ordenou que o colocassem em liberdade; dizendo que mais culpado do que ele era aquele que abandonou o amigo na sua desgraça.

*****

Ingratidão é o sentimento que somente floresce nos corações de pessoa enfermiça. É a moléstia característica do caráter que requer o remédio da compaixão.

*****

A lenda nos mostra quando dói à ingratidão das pessoas, sejam os amigos ou os familiares. Naturalmente quanto mais estimamos e confiamos em alguém, mais nos atormenta a sua traição.

É importante, pois, que examinemos as ações dos outros, mas também as ações que perpetuamos. Observemos se não fomos piores em nossas ingratidões, principalmente com aqueles que estendem a sua preciosa amizade, a nós, por longos anos.

Não sejam as pequenas ou as grandes rugas que nos permita agredir de forma cruel os que em tempos anteriores sustentaram as nossas lutas.

Se passas pela ingratidão, não te entristeça. É melhor receber a ingratidão do praticá-la em relação ao próximo. E se for a ingratidão filial, guarde a piedade para com eles e dá-lhes mais carinho e amor. A paciência se faz presente a todos os instantes, porque a ingratidão dos filhos é o mais reprovável engano que os mesmos podem cometer em sua marcha evolutiva.

Redação do Momento Espírita com base na lenda judia Os amigos - livro Lendas, Fábulas e Apólogos

A Leitura

A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo.

Livro dos Espíritos

As almas e os Espíritos são portanto, a mesma coisa? As almas não são senão os Espíritos, antes de se unir ao corpo. A alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem no plano Terra. Pergunta 134 b Analisando as explicações acima, vemos que, para fins didáticos, Espírito é o ser inteligente da criação, habitando o Universo fora do mundo material, durante os períodos que separam as reencarnações; a alma é o próprio Espírito encarnado, e perispírito é o laço fluídico que liga a alma ao corpo físico. Assim, quando olhamos para um homem vivo, o seu corpo material surge como a manifestação mais grosseira do Espírito, muito embora com ele não se confunda, uma vez que são de natureza diferente. Do exposto fica claro que os pais fornecem para a entidade reencarnante apenas e tão somente o envoltório físico, através do qual o Espírito, enlaçado ao corpo pelo perispírito que nele se enraíza como uma árvore no solo irá surgir no cenário material para a vida de expiação, ou de provas, ou, excepcionalmente no nosso planeta, para uma missão especial. Sendo assim, quando a dinâmica da reprodução material, que flui da concepção ao início do parto, é interrompida pela prática do abortamento em qualquer de suas modalidades, além dos aspectos físicos, psíquicos e legais, (...) esta conduta reprovável provocará também conseqüências espirituais e peri-espirituais.

Livro dos Espíritos

Constitui crime (Transgressão das leis de Deus) a provocação do aborto, em qualquer período da gestação? "Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes de seu nascimento, pois, impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando”. Pergunta 358

Livro dos Espíritos

Pergunta: 393

Como pode o homem ser responsável por atos e resgatar faltas passadas de que não se lembra?
Como pode aproveitar-se da experiência de vidas de que se esqueceu? (...)

Em cada nova existência, o homem dispõe de mais inteligência e melhor pode distinguir o bem do mal. Onde o seu mérito se lembrasse de todo o passado? Quando o Espírito volta à vida anterior (a vida do Espírito), diante dos olhos se lhe estende toda a sua vida anterior. Vê as faltas que cometeu e que deram causa ao seu sofrer, assim como as poderia ter evitado. Reconhece justa a situação em que se acha e busca então uma existência capaz de reparar a que vem de transcorrer. Escolhe provas análogas às de que não soube aproveitar, ou as lutas que considere apropriadas ao seu adiantamento e pede a Espíritos que lhe são superiores que os ajudem na nova empreitada (...)

Livro dos Espíritos

“(...) Para nos melhorarmos, dá-nos Deus exatamente o que nos é necessário e basta: a voz da consciência e os pendores instintivos. Priva-nos do que nos prejudicaria. Se nos recordássemos dos nossos precedentes atos pessoais, igualmente nos recordaríamos dos atritos pessoais com outros seres humanos, do que resultariam talvez os mais desastrosos efeitos para as relações sociais (...)".

SER FELIZ

Não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser Feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

Liberdade

"A liberdade é um dom que não se conquista com o poder, mas com o Amor".
Nc. 01/97

AVAREZA

Avareza é um mal sem nome,
No entanto se bem me explico.
É um homem que passa fome,
para ser defunto rico.

Um sentido para se viver bem.

"Viver, apenas, uma pedra ou um inseto o fazem; mas viver bem é obra de inteligência e amor".
Retifica o teu modo de ser.
Toma rumo de espiritualidade e grandeza, como o rio que procura o mar, e olha, o mundo e as pessoas com positividade. Atua no bom sentido, que a vida se mostra bela. Ama, compreende, rompe com o pessimismo e viverás em paz.

Perceber o Sentido da Vida

“Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará.” - Jesus
O Espiritismo nos revela que “conhecer a verdade é perceber o sentido da vida”. E perceber o sentido da vida é crescer em serviço e burilamento constante. Toda reforma terá de nascer no interior. Da iluminação do coração vem a verdadeira cristianização do lar...
Emmanuel

Se precisares de um “Dedinho” de Prosa

- Tardi, Dotô.

- Boa tarde. Sente-se.
- Careci não. Ficu di pé, memo.
- Sente-se para eu poder examinar.
- O Dotô é quem manda.

- Mas fale-me. O que está acontecendo?
- Ai, Dotô! Mi dá umas dor di veiz in quandu.
- Que dor?
- Aqui, óia. Nu estromagu. Beeem lá nu fundinhu.
- Forte?
- As veiz. Trasveiz é anssim ó, di mansinhu.
- E o que você faz?
- Tem veiz que eu cantu. Trasveiz eu vô pra cunzinha fazê um bolu.
- Tem outra dor?
- Tenhu, sim, Dotô. Aqui, ó. Pertu dus óio.
- E essa é forte?
- Também é forte não. Quandu ela dá eu cunversu cas vizinhas i passa.
- Outra?
- Tenho sim senhô. Aqui. Anssim, nu meio das custela, pareci nu coração. Dá uns apertu aqui, ó.
- E você faz o que?
- Tem veiz qui eu choru. Trasveiz eu ficu anssim, muitu da queta pra vê si passa.
- E passa?
- As veiz. Trasveiz eu vô pra pracinha.. Lá eu sentu num bancu vê as criança brincá prá esperá passá..
- Você mora com alguém?
- Moru não, Dotô. Sô sunzinha nessi mundão di Deus.
- Não tem família?
- Aqui tenhu não. Minha famia é todinha du interiô du sertão, pertinhu de Urandi, lá quasi im Minas. I vim sunzinha pra Sum Paulu tentá a vida.
- E você faz o que?
- Óia, Dotô. Eu já fiz um cadinhu di tudu nessa vida. Já trabaiei numa firma di limpeza, já cuidei di criança. Já trabaiei numa casa di genti rica.
Agora eu trabaio cuma mocinha qui mais viaja qui fica im casa. Ela avua num avião di dia i di noiti. Aí eu ficu sunzinha..
- Você mora com ela?
- Moru sim, Dotô. Ela dexa eu drumi num quartinhu lá nus fundu da casa.
- Sabe cozinhar?
- Oxa si não! Cunzinhu muitu du bem! Coisa mais simpres anssim i coisa mais di genti chiqui.
- Gosta de crianças?
- Ô, seu Dotô. É as criaturinha mais anjinha qui Deus botô nu mundu!
- Qual o seu nome mesmo?
- Óia, Dotô. Eu num gostu muitu, mas a modi agrada a santa, minha mainha botô Crara.
- Dona Clara. Eu sei o que a senhora tem.
- Comu anssim, si o Dotô nem incostô im mim?
- O que a senhora tem Dona Clara, chama-se solidão e é a causadora de toda essa tristeza.
- I issu mata, Dotô?
- Ás vezes, sim. Mas, no seu caso bastam amigos, alguns remédios e um pouco de carinho..
Dona Clara. Vai parecer estranho e nem eu mesmo entendo porque estou fazendo isso, mas minha esposa está grávida e nosso segundo filho é para o mês que vem. Já temos uma menina. E até hoje é minha esposa que cuida de tudo. Porém, com o bebê pequeno precisamos de alguém que cuide da casa.
Que tal ficar conosco?
- Oxa si não! Óia, Dotô. Nunca fizeram issu pur mim não. Vixe! Vai sê coisa muitu da boa ficá cum oceis. I careci di morá lá, Dotô?
- Sim. Temos um quarto vago, no apartamento. Podemos tentar por uns meses..O que acha?
- Dotô. É anssim como tê famia, né?
- Quase.
- Dotô. Eu num vô mais sê sunzinha. Vixe! Deus lhi pague, Dotô, a modi qui carinhu anssim, nem mainha mi dava.
- Vamos testar. Combinado?
- Cumbinadu. Dotô. Careci di eu fazê uma pregunta.. Eu num vô mais senti essas dor?
- Vamos combinar uma coisa? O dia que sentir essa dor você me procura.
- Prá modi du senhô mi inxaminá?
- Não. Prá modi nóis trocá dois dedinhu di prosa.


Mais de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão.
A maioria dos pacientes deprimidos que não é tratada irá tentar suicídio pelo menos uma vez, e 17% deles conseguem se matar.
Com o tratamento correto, 70% a 90% dos pacientes recuperam-se da depressão.
Aproximadamente 2/3 das pessoas com depressão não fazem tratamento e dos pacientes que procuram o clínico geral apenas 50% são diagnosticados corretamente.
Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde a depressão é mais comum no sexo feminino, afetando de 15% a 20% das mulheres e de 5% a 10% dos homens.

O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila...

Em silêncio...

Sem dar conselhos...

Sem que digam: "Se eu fosse você..."

Quando podemos renovar o nosso destino?

Todos os dias em qualquer tempo é sempre possível renovar o destino. Podemos sem dificuldades maiores renová-lo hoje mesmo. Na esfera dos deveres terrenos, o ser humano granjeia, através da abnegação e serviço espontâneo, valiosos recursos de ação, de modo a refundir, facilmente, os próprios caminhos. Reconheçamos no trabalho que a vida nos oferece, na caminhada da reforma íntima, a iluminada porta libertadora para o grande futuro. "Cada inteligência é situada no lugar em que possa produzir mais e melhor".

Pode outro Libertar

Pode outro Libertar
A terra constitui a escola do aperfeiçoamento espiritual. A vida não foi nos dada para que soframos. A intenção maior de estarmos aqui é o aprendizado. Cada dificuldade do caminhar é uma experiência nova. O Sofrimento é a conseqüência da incompreensão das lições ensinadas. Da finalidade da vida. Vivendo na razão. O Ser humano envaidece e comete erros da arrogância, da prepotência. Julga-se inteligentemente dotado. Vivendo das paixões. Apegado à ilusão das pretensões individuais. Esquece que: Somente a meditação sincera e desinteressada sobre as vicissitudes da vida. Leva o ser a libertação das teias do engano. Somente o amor. Traz o equilíbrio necessário a vivência. Edifica a nós mesmos e a outros. Pois só aquele que livre está. Cerrado as vendas. Pode outro libertar.

SIMPLICIDADE

" A simplicidade é um tesouro infinito; se não podes alcançar o que anseias,contenta-te com o que tens" .

O Lar é o Cárcere ou a Liberdade!

Em muitas circunstâncias, o lar é o cárcere dos nossos sonhos, contudo, é útil recordar que vastas fileiras de criaturas se encontram na mesma situação, agravando padecimentos e lutas pelo abandono das responsabilidades que lhes competem realizar.
A regeneração pela qual ansiamos espera por nossa fidelidade aos compromissos assumidos, com a disposição de arquivar planos de ventura para quando a Divina Sabedoria nos proclame a libertação.
Vergamo-nos sobre o fardo de nossas inquietações opressivas, mas para que essas inquietações nos sirvam ao reajuste da alma, cabe-nos a obrigação de transformá-las em testemunho de fé e serviço ao próximo.
Amor...
Caridade...
Fraternidade...
Paciência...
Liberdade...
Não cárcere.

Objetivo da Encarnação: União da Alma ao Corpo

“A união da alma com o corpo começa na concepção, mas só se completa por ocasião do nascimento (...)" Livro dos Espíritos.

APRENDA MEU FILHO

1 – O maior e melhor amigo é “Deus”.

2 – Os melhores companheiros são os “Pais”.

3 – A melhor casa é o “lar”.

4 – A maior felicidade é “A boa consciência”.

5 – O mais belo dia é “Hoje”.

6 – O melhor tempo é o “Agora”.

7 – A melhor regra para vencer é a “Disciplina”.

8 – O melhor negócio é o “Trabalho”.

9 – O melhor divertimento é o “Estudo”.

10 – O melhor dos esportes e a “Pratica do Bem”.

11 – A estrada para a felicidade é o “Caminho reto”.

12 – A maior alegria é o do “Dever cumprido”.

13 – A maior força é o “Bem”.

14 – A melhor atitude é a “Cortesia”.

15 – O maior heroísmo é a “Coragem de ser bom”.

16 – A pior falta é a “Mentira”.

17 – A pior pobreza é a da “Preguiça”.

18 – O pior fracasso é o “Desânimo”.

19 – O maior inimigo é o “Mal”.

20 – A coleção mais rica é a das “Boas Ações”.

Nas linhas do Tempo

Todos nós estamos vivendo o presente, na tentativa de construir o futuro, mas sempre envolvido pelas consequências do passado que nos é próprio. Isso porque tudo aquilo que a criatura semeia, isso mesmo colherá.

Onde Mora a Felicidade

Onde Mora a Felicidade
Um dia mora num gesto de caridade, no outro no sorriso de uma criança, sempre visita a bondade, nunca deixa de passar na casa da fé, vive de perna pro ar na natureza e não falta um único dia no coração das mães.

Os Maiores Inimigos

Certa feita, no caminho entre Cafarnaum e Magdala, Simão Pedro perguntou a Jesus:

- Senhor, onde vivem nossos maiores inimigos?

Quero combatê-los, a fim de trabalhar com eficiência pelo Reino de Deus.

O Mestre ouviu e mergulhou-se em longa meditação.

Insistindo, porém, o discípulo, ele respondeu benevolamente:

- A experiência tudo revela no momento preciso.

Impaciente Simão exclamou – a experiência demora muitíssimo.

O Amigo Divino esclareceu imperturbável:

- Para os que possuem “olhos de ver” e “ouvidos de ouvir”, uma hora, às vezes, basta ao aprendizado de incontáveis lições.

Pedro calou-se, desencantado.

Antes que pudesse retornar às interrogações, notou que alguém se esgueirava por trás de velhas figueiras, erguidas à margem. O apóstolo empalideceu e obrigou o Mestre a interromper a marcha, declarando que o desconhecido era um fariseu que procurava assassiná-lo. Com palavras ásperas desafiou o viajante anônimo a afastar-se, ameaçando-o, sob forte irritação. E quando tentava agarrá-lo, à viva força, diamantina risada se fez ouvir. A suposição era injusta. Ao invés de um fariseu, foi André, o próprio irmão dele, quem surgiu sorridente, associando-se à pequena caravana.

Jesus endereçou expressivo gesto a Simão e obtemperou:

- Pedro nunca te esqueça de que o medo é um adversário terrível.

Recomposto o grupo, não haviam avançado muito, quando avistaram um levita que recitava passagens da Tora e lhes dirigiu a palavra, menos respeitosos.

Simão inchou-se de cólera. Reagiu e discutiu longe das noções de tolerância fraterna, até que o interlocutor fugiu amedrontado.

O Mestre, até então silencioso, fixou no aprendiz os olhos muito lúcidos e inquiriu:

- Pedro, qual é a primeira obrigação do homem que se candidata ao Reino Celeste?

A resposta veio clara e breve:

- Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

- Terás observado a regra sublime, neste conflito? – continuou o Cristo, serenamente – recorda que, antes de tudo, é indispensável nosso auxílio ao que ignora o verdadeiro bem e não olvides que a cólera é um perseguidor cruel.

Mais alguns passos e encontraram Teofrasto, judeu grego dado à venda de perfumes, que informou sobre certo Zeconias, leproso curado pelo profeta nazareno e que fugira para Jerusalém, onde acusava o Messias com falsas alegações.

O pescador não se conteve. Gritou que Zeconias era um ingrato, relacionou os benefícios que Jesus lhe prestara e internou-se em longos e amargosos comentários, amaldiçoando-lhe o nome.

Terminando, o Cristo indagou-lhe:

- Pedro, quantas vezes perdoarás a teu irmão?

- Até setenta vezes sete – replicou o apóstolo, humilde.

O Amigo Celeste contemplou-o, calmo, e rematou:

- A dureza é um carrasco da alma.

Não atravessaram grande distância e cruzaram com Rufo Grácus, velho romano semiparalítico, que lhes sorriu, desdenhoso, do alto da liteira sustentada pelos escravos fortes.

Marcando-lhe o gesto sarcástico, Simão falou sem rebuços:

- Desejaria curar aquele pecador impenitente, a fim de dobrar-lhe o coração para Deus.

Jesus, porém, afagou-lhe o ombro e ajuntou:

- Por que instituiríamos a violência no mundo, se o próprio Pai nunca se impôs a ninguém?

E, ante o companheiro desapontado, concluiu:

- A vaidade é um verdugo sutil.

Daí a minutos, para repasto ligeiro, chegavam à hospedaria modesta de Aminadab, um seguidor das idéias novas.

À mesa, certo Zadias, liberto de Cesaréia, se pôs a comentar os acontecimentos políticos da época. Indicou os erros e desmandos da Corte Imperial, ao que Simão correspondeu, colaborando na poda verbalística. Dignitários e filósofos, administradores e artistas de além-mar sofreram apontamentos ferinos. Tibério foi invocado com impiedosas recriminações.

Finda a animada palestra, Jesus perguntou ao discípulo se acaso estivera alguma vez em Roma.

O esclarecimento veio depressa:

- Nunca. O Cristo sorriu e observou:

- Falaste com tamanha desenvoltura sobre o Imperador que me pareceu estar diante de alguém que com ele houvesse privado intimamente.

Em seguida, acrescentou:

- Estejamos convictos de que a maledicência é algoz terrível.

O pescador de Cafarnaum silenciou, desconcertado.

O Mestre contemplou a paisagem exterior, fitando a posição do astro do dia, como a consultar o tempo, e, voltando-se para o companheiro invigilante, acentuou, bondoso:

- Pedro, há precisamente uma hora procurava situar o domicilio de nossos maiores adversários. De então para cá, cinco apareceram, entre nós: o medo, a cólera, a dureza, a vaidade e a maledicência... Como reconheces, nossos piores inimigos moram em nosso próprio coração.

E, sorrindo, finalizou:

- Dentro de nós mesmos, será travada a guerra maior.

Autor: Chico Xavier (médium) /Irmão X (espírito)

Livro: Luz Acima

Isso também passa...

Certo dia um sacerdote percebeu a seguinte frase em um pergaminho pendurado aos pés da cama de seu Mestre: “Isso também passa”.
Com curiosidade de cada ser humano resolveu perguntar:
-“Mestre, o que significa essa frase?”
E o Mestre sem titubear responde:
- A vida nos prega muitas peças, que podem ser boas ou não.
Mas tudo significa aprendizado.
Recebi esta mensagem de um anjo protetor num desses momentos de dor onde quase perdi a fé.
Ela é para que todos os dias antes de me levantar e de me deitar possa ler e refletir, para que quando tiver um problema, antes de me lamentar eu possa lembrar que “Isso também passa”.
E para quando estiver exaltado de alegria, que tenha moderação e possa encontrar o equilíbrio, pois “Isso também passa”.
Tudo na vida é passageiro assim como a própria vida, tanto as tristezas como também as alegrias.
Praticar a paciência e perseverar no bem e nas boas ações, ter simplicidade, fé e pensamentos positivos mesmo perante as mais difíceis situações é saber viver e fazer da nossa vida um constante aprendizado.
É ter a consciência de que todas as pessoas erram de que o ser humano ainda é um ser imperfeito em busca da perfeição...
... e para isso até saber que se muitas vezes nos decepcionamos com pessoas é porque esperamos mais de que elas estão preparadas para dar, dentro de seu conteúdo e grau de compreensão.
Deste modo, meu amigo, toda vez que olho para essa frase, meu coração se aquieta e a paz me invade, pois sei que “Isso também passa”.


Francisco Cândido Xavier


Com a Ajuda de Deus

Era um lugar de terra seca e desgraçada, mas um matuto perseverante, um dia conseguiu um terreninho e começou a trabalhar nele e, não existe terra bem tratada que deixe quem a tratou bem, na mão. O matuto acabou dono da plantação mais bonita do lugar.
Foi quando chegou o padre.
( ) padre chegou, olhou para aquele verde repousante e perguntou quem conseguiu aquilo.
( ) o Matuto explicou que fora ele, com muita luta e muito suor.

- E a ajuda de Deus - emendou o sacerdote.
- O matuto concordou. Disse que no começo era de desanimar, mas deu um duro danado, capinou, arou, adubou e limpou as pragas locais.
- E com a ajuda de Deus - frisou o padre.
- O matuto fez que sim com a cabeça.
Plantei milho, legumes, passei noite inteira regando tudo com cuidado e a plantação floresceu que era uma beleza
( ) o Padre já ia dizer que fora com a ajuda de Deus, quando o matuto acrescentou:
- Mas deu gafanhoto por aqui e comeu tudo.
( ) O matuto ficou esperando que o Padre dissesse que deu gafanhoto com a ajuda de Deus, mas o padre ficou calado.
Então, o matuto prosseguiu. Disse que não esmorecera. Replantará tudo, regara de novo, cuidara da terra como de um filho querido e o resultado estava ali, naquela verdejante plantação.
- Com a ajuda de Deus - voltou a afirmar o Padre.
Ai o matuto achou chato e acrescentou:
- Sim, com a ajuda de Deus.
Mas antes, quando ele fazia tudo sozinho, o senhor precisava ver, seu padre.
Esta terra não valia nada!

Tia Zulmira, pesquisadora de nosso folclore.
Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta)

Intercâmbio Mediúnico

"Se um espírito desejar agir sobre uma pessoa, dela se aproxima, envolve-a com seu perispírito, como num manto, os fluidos se penetram, os dois pensamentos e as duas vontades se confundem".