28 de Março de 2008 ncplanetaterra.blogspot.com.br
A TERRA
A terra é um magneto enorme, gigantesco aparelho cósmico em que fazemos, a nossa viagem evolutiva. Comboio imenso, a deslocar-se sobre si mesmo em vários eixos de rotações e girando principalmente em volta do sol. Nesse comboio podemos colocar as várias classes sociais que o habitam como imensos vagões a desfilar em processos sucessivos de encarnações. Mais de vinte bilhões de almas conscientes, que por ele transitaram e que agora estão desencarnadas e bilhões de inteligências que são aproveitadas atualmente nos múltiplos serviços do progresso planetário, convivendo no domicílio terrestre, em faixas variadas de evolução. No imenso educandário, há tarefas múltiplas e urgentes a serem feitas em prol de melhorias de vida e sustentabilidade do planeta. Isso é para todos os que aprendem que a vida é movimento, progresso e principalmente ascensão espiritual. A Terra, nossa casa é oficina laboriosa, em plena paisagem cósmica que espera sempre por nós, a fim de convertemo-la em glorioso paraíso. Para a maioria dos seres humanos, necessitados de experiência nova e ampla aprendizagem espiritual, a reencarnação nesse Planeta não é somente uma imposição da Lei Natural, mas também um prêmio divino pelo desejo de aprendizagem e progresso. Cada povo no passado e no presente do comboio terreno constitui uma seção preparatória da humanidade em prol de grandes ascensões, a frente do porvir.
VIDA EM FAMÍLIA
Sob o ponto vista espiritual, se a terra é o grande laboratório, onde o espírito apara as arestas e se prepara para habitar o mundo espiritual, onde a fraternidade é o sentimento que determina o relacionamento entre os espíritos, a família poderíamos dizer é setor primordial desse laboratório. A Família é extremamente importante para que ocorra a troca de afetos e do equilíbrio emocional entre as pessoas.
02 junho 2010
Evangelização Infantil
Qual a importância da Evangelização Infantil?
No livro o Consolador, na questão 109, nos diz Emmanuel que: “O Período infantil é o mais o sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos.”
No período do berço até aos sete anos, o Espírito ainda encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, se encontrar nos pais legítimos representantes do colégio familiar.
Eis porque o lar é tão importante para a edificação do ser humano, e por que tão profunda é a missão dos pais perante as leis divinas.
Passada a época infantil, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito com o mundo material, Atingido, pois, a maioridade, se a educação não se houver feito no lar, então, só o processo violento das provas rudes, no mundo, pode renovar o pensamento e a concepção das criaturas, porquanto a alma reencarnada terá tomado todo o seu patrimônio nocivo do pretérito e reincidirá nas mesmas quedas, se lhe faltaram à luz interior dos sagrados princípios educativos.
Todos os princípios de uma boa educação se processam no lar, através do ensino evangélico; onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter moral. Somente a família pode educar. “È por essa razão que a universidade pode fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o ser humano”.
Essa é a tarefa de cristianização que o espiritismo evangélico, vem realizando no sentido de iluminar a consciência das criaturas, a fim de que o lar se reestruture e um novo ciclo de progresso espiritual se traduza, entre os seres humanos, em lares cristãos, harmônicos, para uma nova era da humanidade.
O objetivo maior da evangelização infantil é preparar o ser humano para as adversidades da vida, moldando-o para serem simplistas, humanitários e mansos, como o foi Jesus. E o meio de se conseguir tal intento é desde o berço lhe ensinar Moral e Amor, e a prática de boas obras, para que quando atingir a idade da consciência plena, ele possa saber distinguir consciente a escolha que o leve a aquisição de bens espirituais.
Não se pode deixar a criança se desenvolver com a máxima liberdade, pois, pode dar ensejo a graves perigos. “Criança livre é a semente do celerado”.
Como se pode observar à própria reencarnação constitui, em si mesma, restrição considerável à independência absoluta da alma, necessitada da expiação e de corretivos, para que possa se reformar e progredir.
Deve nutrir-se o coração infantil com a crença, com a bondade, com a esperança e com a fé em Deus. Agir contrariamente a estas normas é abrir para o faltoso de ontem a mesma porta larga para os excessos de toda sorte, que conduzem ao aniquilamento e ao crime.Projeto Social - Posto de Assistência Aprendizes do CaminhoCEAM - Comunidade Espírita Allan Kardec de Mineiros.Departamento de EvangelizaçãoLivro: "O Consolador" - Emmanuel / Chico Xavier
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